Incentivo ao voto verdadeiro

Bares eleitorais
Mais de 50 mil zonas de votação estarão abertas até as 22h (horário local)de hoje na Inglaterra. Muitas delas, especialmente em cidades menores, são bares, salões de beleza e até castelos. Não há lei seca no Reino Unido, mas nesses bares-eleitorais o funcionamento será permitido apenas depois da votação. Pelo menos a gene do ramo tem onde ficar esperando. Quem sabe n´~ao se corrompe o dono, o garçon, o lava-pratos e etc. e tal.

O sistema de voto britânico também permite voto por correio. Os candidatos não recebem votos individualmente, exceto pelos distritos onde concorreu diretamente. Cada votante pertence a uma região eleitoral, de acordo com uma divisão feita pelo governo, e elege um representante para o Parlamento, composto por 650 assentos. É ali, na Câmara dos Comuns (análoga à Câmara dos Deputados), que o líder do partido vitorioso recebe o convite para formar seu gabinete de governo.

A expectativa é de que os resultados saiam por volta da meia-noite em Londres. Caso Brown saia derrotado, Cameron daria fim ao governo de 13 anos do Partido Trabalhista já na sexta-feira (7). Um Parlamento dividido pode gerar negociações que durariam vários dias – o que causa temor de paralisia administrativa.

Se um dos candidatos não tiver maioria clara, há a opção de um governo de coalizão – raramente exercida pelos políticos britânicos – e a de um governo de minoria, com apoio tácito de um dos partidos. Se isso acontecer nas eleições de 2010, o endosso não oficial provavelmente virá de Clegg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário