MPT, TRT e outras entidades levam “Mundos do Trabalho” à Praça

Evento reunirá informações e serviços de vários órgãos no Centro de Fortaleza

De 20 a 22 deste mês, a Praça do Ferreira, coração da capital cearense, será palco de mais uma edição do Projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª Região), Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras 18 entidades que atuam com prestação de serviço aos trabalhadores. A primeira edição do evento ocorreu em dezembro de 2009.
Segundo a professora Adelaide Gonçalves, diretora pedagógica da Escola Judicial do TRT, o evento foi formatado para ocorrer em três dias, desta vez, para contemplar maior número de cidadãos que transitam por aquela região. Na primeira edição, o evento foi realizado em apenas um dia e atingiu a aproximadamente seis mil pessoas. “A expectativa é de que, agora, possamos atender a um público mais diversificado com a realização de oficinas socioeducativas como as que tratarão dos direitos dos trabalhadores, da erradicação do trabalho infantil e do combate ao trabalho análogo ao de escravos”, enfatiza.
Ainda conforme Adelaide, o principal objetivo do projeto é articular as instituições que formulam políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho para difundir estas políticas e dar aos trabalhadores acesso ao maior bem que é a informação. “Com isso, acreditamos que as políticas desenvolvidas em cada órgão tendem a ser potencializadas”, frisa.
O procurador-chefe do MPT no Ceará, Francisco Gérson Marques de Lima, acrescenta ser positiva toda iniciativa que vise aproximar ainda mais os entes públicos dos cidadãos aos quais eles devem servir. “A presença de tantos órgãos numa das principais praças de Fortaleza deve contribuir, certamente, para difundir ainda mais as realizações destas instituições e o que cada uma delas tem a oferecer em termos de serviços aos trabalhadores”, destaca.
No centro da praça, serão disponibilizados balcões de atendimento de repartições como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Câmara Municipal, Assembléia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Advocacia Geral da União (AGU), Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT), Banco do Nordeste, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Seção Ceará), ProJovem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Justiça, além do TRT e do MPT.< /span>

Nenhum comentário:

Postar um comentário