Contato

Pimentel defende apoio do PT a Eunício Oliveira

O deputado federal José Pimentel (PT) admitiu, ontem, em entrevista ao jornal O Estado, que mesmo diante das indefinições políticas, continua apoiando a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado. Ele diz que votará no candidato ao Senado que o PT mandar. “Sou militante do PT, exercito o que manda o partido”, garante o ex-ministro da Previdência.

Pimentel não quis falar sobre o impasse que está protagonizando com Eunício. No entanto, fez questão de reiterar sua candidatura ao Senado, acrescentando que nada vai lhe desviar desse caminho. O deputado assegura que sua postulação, além do ter o aval do partido em nível estadual e nacional, é apoiada pelo presidente Lula.

Ao contrário do que foi noticiado por um jornal local, no início da semana, Pimentel informou que sempre tem mantido contato com Eunício Oliveira, no Ceará e em Brasília, e nunca ouviu nenhum comentário do peemedebista contra sua candidatura. Enfatiza que não existem motivos para Eunício intrometer-se em seu caminho. Segundo o petista, a especulação foi trazida à tona por um jornal cearense, cujo nome ele não quis citar.

Alianças
Pimentel ressalta que sua candidatura já foi definida pelo PT e será homologada na convenção estadual do partido, marcada para o próximo dia 22. Na ocasião, também será oficializado o apoio da legenda à reeleição do governador Cid Gomes (PSB).
Pimentel prometeu continuar conversando com Eunício sobre qualquer assunto, inclusive sua candidatura. O petista lembra que PMDB e PT, aliados nacionalmente, têm o compromisso de manterem-se juntos no Ceará, lutando para eleger dois senadores, no caso ele e Eunício, e reeleger Cid.

“Verdadeiro absurdo”
“O Eunício nunca declarou para ninguém que não apóia a candidatura de José Pimentel ao Senado”. Quem assegura é o vice-presidente estadual do PMDB, Gaudêncio Lucena, que acrescenta: a especulação envolvendo Eunício é “fruto do sensacionalismo” de um jornal que seria contrário ao peemedebista.

“Tem um jornal da cidade [não disse qual] que insiste em dizer que o Eunício veta o Pimentel e isso é um verdadeiro absurdo”, criticou. Conforme Lucena, Eunício já declarou a vários órgãos de imprensa que apoiará o candidato à segunda vaga do Senado que for escolhido pela coligação e que tiver a aval de Cid Gomes – podendo ser Pimentel, Tasso Jereissati (PSDB), Patrícia Saboya (PDT) ou qualquer outro nome. “Quem vai escolher os colegas da chapa majoritária é o governador”, frisa.

Salmito também apoia candidatura de eunício
Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador petista Salmito Filho, presidente da Casa, defendeu o apoio do PT cearense à candidatura de Eunício. “A eleição de Eunício para o Senado, além do reconhecimento aos seus méritos, representaria um ponto fundamental para o projeto do presidente Lula da Silva em relação ao Ceará”.

O posicionamento de Salmito vem fazer coro ao compromisso já assumido pela prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT, quando confirmou, perante o governador Cid Gomes, o compromisso do apoio integral desse partido a Eunício.
A exemplo do ex-prefeito de Quixadá, o petista Ilário Marques, que considera “imbatível” a chapa Eunício-Pimentel, Salmito mostra-se convicto do êxito eleitoral da dupla. Para ele, “o compromisso do PT com o deputado Eunício pode representar a garantia de que o Ceará estará bem representado no Senado”.

Além disso, acrescenta ele, “Eunício dispõe de 63 delegados junto ao Diretório Nacional do PMDB, o que representa mais um reforço para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência”.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), afirmou ao jornal O Estado que Eunício Oliveira poderia ter levado a questão da aliança com o PT para o PMDB nacional, mas deixou que a pendenga fosse resolvida em nível estadual pelos dois partidos.

EXIGÊNCIAS
Ao lembrar que o PMDB fez exigências ao PT em outros estados e obteve resultados positivos para disputar cargos sem interferência, Domingos salienta que a coisa aqui será diferente. “No Ceará, PT e PMDB vão se entender sem interferência nacional dos partidos, porque é assim que o deputado Eunício quer”. O parlamentar frisa que Eunício já conta com o apoio oficial de Cid Gomes para concorrer ao Senado.

O presidente da Assembleia assegura que o PMDB não está brigando pela exclusividade na chapa de Cid ao Senado. “Nosso partido não está reivindicando as duas vagas. O que queremos é que os partidos da base apóiem, sem restrição, a candidatura de Eunício”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário