A maioria dos aeroportos espanhóis que haviam suspendido suas operações no sábado por causa da nuvem de cinzas de um vulcão na Islândia voltou a operar, mas neste domingo o problema atingiu também Itália, Portugal e Irlanda. Os aeroportos italianos já reabriram. A Eurocontrol, agência europeia de segurança aérea, informou que 24.500 voos devem ser realizados na Europa ao longo do dia, o que representa uma redução de 500 voos em relação ao esperado para esta época do ano.
Na Espanha, permanecem inoperantes os aeroportos de Santiago, La Coruña e Vigo, que só devem reabrir às 16h (11h no horário de Brasília), e o de Salamanca. Na Itália, o espaço aéreo no Norte do país ficou fechado entre 8h e 14h (3h e 9h no horário de Brasília), afetando os aeroportos de Linate e Milan Malpensa, que atendem quem vai para Milão.
Em Portugal, o espaço aéreo ao redor da cidade do Porto estava previsto para ficar fechado pelo menos até as 13h (9h no horário de Brasília). Na Irlanda, os terminais de Donegal, Sligo e Knock devem reabrir as 15h (11 no horário de Brasília), o de Galaway às 16h (12h no horário de Brasília) e o de Kerry às 22h (18h no horário de Brasília). O problema também poderá atingir neste domingo a Escócia, onde poderão ser fechados os aeroportos de Kirkwall, Inverness, Benbecula e Stornoway.
Nenhum comentário:
Postar um comentário