Contato

Relação entre PT e PSB em clima de incertezas



O acordo entre PT e PSB não está fincado em bases tão sólidas quanto parecem. O encontro estadual do PT, marcado para o dia 19 de junho, vai definir a posição do partido quanto a aliança com o PSB para o apoio da reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Quem disparou o alerta foi o deputado federal José Airton (PT), que, em conversa com O Estado, observou que, até agora, existe apenas um projeto, e não uma certeza de que o partido apoiará a atual aliança com o PSB.

A manutenção da aliança passará pelo crivo do diretório estadual. Segundo o parlamentar, apenas após o encontro estadual é que o PT vai definir de fato o futuro da aliança. “O encontro vai chancelar a decisão do diretório estadual, que, no momento, é favorável ao pacto”, afirmou o deputado petista.

Já com relação ao apoio de Cid Gomes à candidatura do ex-ministro José Pimentel ao Senado, o deputado observou que a indecisão do governador deixa o cenário político-eleitoral em aberto. José Airton voltou a assegurar que o PT não abre mão das duas vagas da chapa majoritária, principalmente àquela concernente a José Alencar.

Já para o deputado federal Eudes Xavier, até o presente momento, não há nenhum indício de que o PT no Ceará rompa a aliança com o PSB. Ao Estado, Eudes afirmou que o PT tem interesse em manter no Ceará a base aliada do presidente Lula, o que implicaria no apoio do PT à reeleição do governador.

Uma incógnita
Para a deputada federal Gorete Pereira (PR), sucessão estadual ainda é uma incógnita. “Tudo vai depender da manutenção da atual aliança entre o PT e PSB, o que ainda dá margem para o aparecimento de partidos e candidatos na disputa”. Isso poderá acontecer, segundo ela, caso o governador Ciro Gomes não apóie a candidatura de Pimentel às próximas eleições.

De acordo com a deputada, o PSDB poderá ser um problema para a manutenção da aliança entre o partido do governador e o PT, já que “os tucanos querem apoiar a reeleição de Cid Gomes, o que causaria desconforto ao PT manter-se na coligação”. A deputada também aponta José Pimentel como outra questão a ser resolvida pelo PSDB, já que o Cid Gomes estaria prestigiando a reeleição de Tasso Jereissati em detrimento à candidatura do ex-ministro.

Uma certeza
Já para o PSDB, as questões estão muito mais definidas. O deputado peessedebista Raimundo Gomes de Matos dirimiu possíveis dúvidas quanto o apoio do partido à Cid Gomes. De acordo com o deputado “a convenção estadual do PSDB, marcada para o próximo mês, deverá anunciar oficialmente o apoio do partido à reeleição do governador Cid Gomes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário