Contato

Ronda do Quarteirão vira o Grande Irmão

Os investimentos na segurança pública aumentam no Ceará. A novidade agora são as viaturas do Ronda do Quarteirão monitoradas por uma tecnologia que permitirá emitir imagens, em tempo real, para a central de monitoramento e os celulares dos comandantes da Polícia Militar.

Os veículos serão equipados por câmeras externas e internas e as ações dos policiais poderão ser vistas e ouvidas através do novo sistema. A medida lembra a imagem do Grande Irmão, do livro “1984” do inglês George Orwell, no qual se constata a exacerbação do Estado onipresente, que a tudo vê e ouve.

A tecnologia vai possibilitar alguns avanços como, identificar e corrigir condutas de abordagens que não sejam bem executadas, ou até mesmo, fazer com que os oficiais auxiliem os PMs nas decisões, baseando-se no que as imagens irão mostrar. As primeiras novas câmeras serão instaladas até sexta-feira, 21. O sistema será implantado nas 261 viaturas do Ronda, das quais 213 atuam em áreas da Capital e interior do Estado, como também nos 48 carros reserva, utilizados para substituir um outro que esteja em manutenção ou conserto.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública informou que todos os carros do Ronda já contam com duas câmeras de monitoramento, sendo uma na frente e outra atrás, que atualmente, realizam apenas gravações que não são transmitidas online. Com o novo sistema, cada viatura irá receber mais duas câmeras, que serão instaladas dentro do veículo e no xadrez, possibilitando assim, acompanhar também a ação dos presos. Segundo a assessoria, o diferencial será a captação das imagens em tempo real.

INVESTIMENTO
As imagens poderão ser visualizadas tanto da sala de monitoramento quanto dos celulares dos comandantes. De acordo com a assessoria da SSPDS, foram investidos cerca de R$ 9 milhões na aquisição do software, na ampliação do sistema de monitoramento e na implantação de mil kits que serão instalados nas viaturas. Os kits são compostos por câmeras de vídeo e equipamentos para gravação de áudio.

A SSPDS informou que a expectativa é de que o sistema seja ampliado para as outras viaturas como da PM, Polícia Civil, Bombeiros e Perícia Forense. A partir de sexta-feira próxima, a intenção é de que seja instalado o sistema, em cerca de oito viaturas por dia.

Penso eu - Deve ser a forma encontrada para não permitir que policiais prendam bandidos sem o devido curso de seus plenos direitos humanos e etc. e tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário