MPE/CE: Justiça Eleitoral confirma condenação de jornalista e empresa de comunicação no Ceará
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), por maioria, confirmou a condenação da jornalista Regina Lúcia Meyer Marshall e da Editora Verdes Mares Ltda, responsável pelo Jornal Diário do Nordeste, por propaganda eleitoral antecipada. Os réus foram condenados ao pagamento de multa após representação da Procuradoria Auxiliar Eleitoral no Ceará (PRE/CE).
A representação foi motivada por notas publicadas na coluna mantida pela jornalista no "Caderno 3" do jornal Diário do Nordeste. O material continha apologia à candidatura de reeleição do senador Tasso Jereissati. As notas foram veiculadas nas edições dos dias 24 e 26 de março deste ano.
No julgamento do recurso, o TRE/CE seguiu, por sua maioria, o entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral e do juiz auxiliar da Propaganda, João Luis Nogueira Matias, que entenderam que as notas publicas prestaram-se a promover propaganda antecipada do candidato à reeleição Tasso Jeiressati ao Senado Federal. Assim, resolveu o TRE/CE manter na sua integralidade a condenação da referida jornalista e da editora a pena de multa de 5 mil reais para cada uma.
O procurador regional eleitora Alessander Sales observa que a propaganda eleitoral é toda conduta cujo o objetivo é sugestionar ou convencer o eleitor na tomada de decisão por ocasião da escolha do candidato em que deve votar nas eleições. A Lei Eleitoral estabelece esse regramento para garantir o princípio da igualdade entre os concorrentes aos cargos eletivos em disputa, vedando terminantemente a antecipação da propaganda.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará
Tel: (85) 3266.7457 / 3266.7458
ascom@prce.mpfgov.br
Penso eu - É!
Nenhum comentário:
Postar um comentário