Uma parceria envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE), por meio do Centro de Educação e Tecnologia Alexandre Figueira Rodrigues de Maracanaú, a indústria calçadista Democrata e as prefeituras de Camocim e Santa Quitéria, resultará na capacitação de 300 pessoas residentes nos respectivos municípios, visando torná-las aptas a atuar na fabricação de calçados. O objetivo da parceria é superar a dificuldade de contratação nesses municípios, devido à falta mão de obra qualificada.
A iniciativa se deu por meio do Projeto de Qualificação Profissional, que engloba os cursos de Confeccionador de Calçados (160 h/a) e de Corte e Preparação (80 h/a), sendo que 200 pessoas serão capacitadas no primeiro e outras cem no último, num total de 18 turmas.
A Democrata investiu R$ 64.200 para qualificar os profissionais. As prefeituras de Camocim e Santa Quitéria disponibilizaram o local onde os cursos serão ministrados. O município de Santa Quitéria pretende fornecer uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 para cada estudante, além de fornecer fardamento para os mesmos.
Ao SENAI caberá viabilizar a execução do projeto, mediante programas de qualificação profissional voltados a atender às necessidades do setor calçadista, bem como por meio da estrutura humana necessária ao projeto. Após a conclusão das 18 turmas, a Democrata se compromete a contratar no mínimo 120 pessoas, dentre os 300 alunos treinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário