Exploração de mina gera discórdia entre deputados



Mina de Itataia concentra a maior jazida de urânio do País


O deputado Tomás Figueiredo (PSDB) foi à tribuna ontem, na Assembléia Legislativa, para expressar desapontamento pela falta de produção na mina de Itataia, no município de Santa Quitéria. Ele culpa o governo Cid Gomes (PSB) pela situação.
Localizada a 252 quilômetros de Fortaleza, a mina de Itataia concentra a maior jazida de urânio do País e será explorada pelas INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e pela empresa Galvani. O investimento total é da ordem de R$ 800 milhões, cerca de 80% assegurados por financiamento junto ao Banco do Nordeste. O contrato de exploração da mina foi assinado por Cid Gomes em julho do ano passado.

“É um projeto importantíssimo para o Ceará, mas não há nada funcionando”, lamentou Figueiredo. Segundo o deputado tucano, a empresa Galvani tentou renovar a licença ambiental do projeto, mas o processo emperrou na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

“É interesse do Estado que a gente tenha essa indústria aqui, para explorar uma riqueza que é nossa, em vez de ficar prometendo uma refinaria que nunca chega”, condenou Figueiredo.

Segundo o parlamentar, caso a Galvani não obtenha a licença ambiental em breve, a empresa não terá mais condições de tocar o projeto. “A exploração da mina, que estava a ponto de começar, pode não acontecer por negligência do governo do Estado e por falta de compromisso do governador Cid Gomes. O Ceará corre o risco de não ver esse investimento”.

TORCIDA CONTRA O CEARÁ
Foi só Figueiredo descer da tribuna para que o vice-líder do governo, Roberto Cláudio (PSB), assumisse o microfone. Visivelmente irritado, medindo as palavras e sem citar nominalmente o tucano, ele declarou que esclareceria a questão “em nome da honestidade intelectual”.
Conforme o vice-líder do governo, o projeto de exploração da mina de Itataia estão obedecendo aos trâmites legais inerentes a uma empreitada desse tipo. “Não podemos passar por cima das leis. Precisamos respeitar todo o procedimento para que o empreendimento se concretize”.
“Eu realmente não entendo a razão desses discursos. Ou é cegueira ou é má-vontade de motivação eleitoreira”.

ÚLTIMO ROUND
A peleja continuou nos pronunciamentos a título de explicação pessoal, feitos ao final da sessão. Para Tomás Figueiredo, “não é caindo de pára-quedas na história e dizendo que o governador é operoso que a gente vai resolver o problema” da mina de Itataia, o qual, segundo o tucano, deve-se à “incompetência” de Cid.
Reagindo outra vez, Roberto Cláudio tornou a acusar o tucano de emitir vibrações negativas pelo fracasso do Estado. “Às vezes penso que o deputado que me antecedeu [na tribuna] torce contra o Ceará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário