Eunício Oliveira: "Não vamos criar polêmica"

Candidato peemedebista esquiva-se do confronto direto com tucano
O deputado Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao Senado na chapa do governador Cid Gomes (PSB), disse ontem que a coligação não responderá às críticas de Marcos Cals relativas ao andamento de obras anunciadas pela gestão estadual. “Temos por hábito não responder a manifestações de pessoas [candidatos] e muito menos criar polêmica”, afirmou o peemedebista.

As declarações foram feitas após o desfile de Sete de Setembro, na Avenida Beira Mar. Durante a solenidade, Eunício esteve ao lado do governador no camarote reservado às autoridades. Fez corpo a corpo na feira da Parangaba.

Na noite anterior ao desfile, o programa eleitoral de Marcos Cals, candidato tucano ao Palácio Iracema, denunciou que nenhuma das 21 policlínicas anunciadas pelo governo Cid está funcionando. “Mais uma vez a propaganda não corresponde à realidade”, diz o locutor da peça tucana, que exibiu imagens de construções inacabadas. “Na maioria dos municípios os prédios não estão nem prontos. Não há sequer uma policlínica funcionando em todo o Estado do Ceará”.

Eunício minimizou a denúncia de Cals, sustentando que “já existem várias policlínicas em funcionamento” e que as demais serão concluídas. “É bom que se diga que esse governo não acabou. Temos um governo até 31 de dezembro. O que estamos dizendo na televisão é a verdade. As pessoas podem constatar”, afirmou o peemedebista. Em favor do governo, Eunício citou o hospital regional de Juazeiro do Norte, que, segundo ele, “será entregue até o final deste mês ou no mais tarde no mês seguinte”, e o hospital regional de Sobral, o qual “já está numa fase bastante adiantada”.
Para “os que não acreditam” nas realizações de Cid Gomes na área da saúde Eunício pede que esperem 20 meses. Ao fim desse período, o peemedebista afirma que “a saúde pública do Ceará será referência para o Brasil. Espere mais 20 meses e me cobre para você verificar que a melhor saúde pública do Brasil estará no Ceará”.

Cid Gomes, por outro lado, avisou aos jornalistas que estava ali como governador e não faria comentários a respeito da eleição. Ele informou que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) prorrogou o prazo para que o Estado do Ceará finalize o processo de contratação de operações relativas à Copa de 2014. Na quarta-feira passada, Cid esteve no Rio para tratar do assunto com a diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Até o final deste mês contrataremos uma operação de financiamento para a reforma do Castelão”, disse o governador.

TIETAGEM
Ao fim do desfile, quando o esquema de segurança na Avenida Beira Mar se desfez, um enxame de cearenses fluiu para os asfalto e postou-se aos pés do camarote de Cid Gomes. Muitos esticavam o braço para apertar a mão do governador, que sorria para todos os lados, posava para fotos de celular e tinha a face alisada por eleitoras mais calorosas. Um apoiador entusiasmado gritou um “Já ganhou!”; por alguns segundo houve um coro, ao que Cid respondeu com um sorriso acompanhado de um gesto de quem pede prudência. Outro cidadão, no volume de som calculado para agradar sua companheira e escapar aos ouvidos do governador, apontou para o camarote e quis saber: “Cadê o Tasso?” Mas nem tudo foi galhofa. Uma senhora, queixando-se de assaltos cometidos durante o desfile (ver matéria na página 12), falou para a amiga, com revolta: “Pergunta aí pra ele onde é que tá a segurança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário