
Os seis berços para atracação de navios no Porto de Fortaleza no dia de hoje, 15 de setembro, estão realizando atividades de movimentação de carga (embarque e desembarque) que atingem 100% de utilização. No berço externo do Píer Petroleiro o navio Guaporé está descarregando gás liquefeito de petróleo. No berço interno da mesma instalação o Navio FS Thais descarrega óleo diesel e gasolina. Paralelamente no Cais Comercial, o berço 102 opera com o navio Yue Liang Wan descarregando asfalto, o berço 103 opera com o navio CS Caroline descarregando trigo, o berço 104 opera com o navio Genco Ocean descarregando cimento e o berço 105 opera com o navio Cherokee Princess embarcando produtos siderúrgicos.
Neste ano de 2010, o Porto de Fortaleza tem vivenciado grande crescimento na movimentação. “De janeiro a agosto deste ano, já ultrapassamos a marca dos 2,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas, entre granéis líquidos, granéis sólidos e cargas conteneirizadas, o que representa um incremento da ordem de 21,56% em relação ao movimentado no mesmo período de 2009”, declara Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa de economia mista que administra o Porto de Fortaleza, vinculada a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).
Do total movimentado até agosto de 2010, 1.396.383 toneladas são de granel líquido (óleo lubrificante, gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo), 738.535 toneladas são de granel sólido (trigo, coque de petróleo, malte e enxofre) e 582.392 toneladas são de carga geral (trilhos, arroz, farinha de trigo, cimento, sal, tambor de freio, aguardente, melão, lingotes de alumínio, banana, manganês, manga, castanha de caju e minérios diversos e cerâmica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário