SALMITO FILHO PARABENIZA VEREADORES
ELEITOS PARA A ASSEMBLEIA
O vereador Salmito Filho (PT), presidente da Câmara Municipal, parabenizou os quatro vereadores que foram eleitos deputados estaduais. Segundo ele, o número representa 10% da Assembleia Legislativa. O presidente estendeu seus parabéns a todos os que se candidataram e aos que se envolveram nas campanhas dos demais candidatos.
Para Salmito, essas eleições demonstraram o peso da Câmara Municipal. Ele observou que os candidatos que obtiveram votação mais expressiva tiveram origem na Casa. “A simbologia política da Câmara é cada vez maior e isso é fruto do trabalho correto e coerente de cada um – trabalho que não é subserviente nem chantagista, e sim autônomo como deve ser. Desejo que os vereadores eleitos possam levar boas ideias e bons projetos para a Assembleia”, disse Salmito.
O presidente da Câmara ressaltou ainda a continuidade dos trabalhos da Casa durante a campanha. “Graças a Deus e a vocês, a Câmara não fechou. Mantivemos os trabalhos regularmente.” Salmito também parabenizou a vitória de Cid Gomes, reeleito governador do Ceará, e a “dobrada casada” de José Pimentel e Eunício Oliveira, ambos eleitos senadores pelo Estado. “Sei o que significa a eleição dos dois. Com todo respeito a Tasso Jereissati, a dobradinha Eunício-Pimentel é uma sintonia com o projeto de Estado e com o projeto nacional.”
EN05/10/2010
TRANSFERIDA PARA AMANHÃ, 6, VOTAÇÃO
DE EMENDA SOBRE ORÇAMENTO
O presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), decidiu retirar de pauta por 24 horas emenda à Lei Orgânica de sua autoria que estabelece percentuais de execução do orçamento municipal em determinadas despesas. Pela emenda, a Prefeitura fica obrigada a executar, no mínimo, 1% da receita prevista para o exercício em despesas aprovadas pelo Orçamento Participativo e 0,01% do valor correspondente à receita estimada na Lei Orçamentária Anual (LOA) prevista para o exercício em emendas apresentadas pelos vereadores.
A proposição, que será votada em primeira discussão, entrará na pauta da sessão plenária de amanhã, mas antes dessa decisão, houve intenso debate entre os vereadores. Adelmo Martins (PR) afirmou ser favorável à emenda. Para ele, esta é uma forma de a administração municipal fazer o que é previsto pelos vereadores.
Ronivaldo Maia (PT), que fez parte da comissão especial que analisou a emenda, disse que gostaria de debater mais o projeto. Ele, que é líder do Executivo na Casa, disse que consultou alguns entes da Prefeitura sobre o assunto e que também gostaria de ouvir a prefeita Luizianne Lins para poder expressar a opinião do Executivo.
Para João Alfredo (PSOL), a aprovação da emenda constitui um “pequeno passo em direção ao orçamento impositivo”. Ele lembrou que a emenda dos vereadores que destina recursos para a construção de uma unidade de tratamento para dependentes químicos “caiu no vazio”.
Já Guilherme Sampaio ponderou que a obrigação de a Prefeitura executar porcentagens das demandas pode criar problemas no momento de a administração submeter suas contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo ele, as despesas do orçamento variam a cada ano, o que também faria variar a execução das porcentagens determinadas, fazendo com que 1% possa ser muito em determinado ano e pouco em outro ano.
Para Salmito, a emenda à Lei Orgânica embute a “cultura republicana”, não causa empecilho orçamentário e ainda inaugura uma nova cultura. “Se essa emenda já estivesse em vigor, o centro de recuperação de usuários de drogas já estaria sendo construído, porque seria uma obrigação construir.”
EN05/10/2010
MARCÍLIO GOMES DESTACA
SUA EFETIVAÇÃO NA CÂMARA
Suplente no exercício de vereador de Fortaleza, no lugar de Mário Hélio (PMN) – licenciado por 120 dias – o vereador Marcílio Gomes (PSL) destacou, hoje, 5, na sessão da Câmara Municipal, que será efetivado na Casa a partir do próximo ano. Marcílio Gomes se efetivará no cargo com a eleição de Mário Hélio para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Marcílio Gomes, a exemplo dos demais vereadores, destacou a eleição de quatro vereadores para deputado estadual. Segundo ele, também foi de suma importância a votação recebida por outros vereadores candidatos, mas que não obtiveram êxito na refrega eleitoral. Além de Mário Hélio, Marcílio disse ter ajudado na reeleição de Aníbal Gomes (PMDB) para deputado federal. O vereador social liberal lamentou, porém, a não reeleição do senador Tasso Jereissati.
O parlamentar garantiu que tudo fará para honrar a confiança dos seus eleitores e dos eleitores de Mário Hélio, confirmando sua atuação em favor de Fortaleza e, em especial, da região da Grande Messejana, que inicia movimento em favor da emancipação.
IS: 05.10.2010
DR. CIRO QUER INFORMAÇÕES
SOBRE PUBLICAÇÃO DO DOM
O vereador Dr. Ciro (PTC), usando o espaço da bancada da oposição, hoje, na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, denunciou que deste o último dia 16 de setembro não se publica o Diário Oficial do Município (DOM). Afirmando estar preocupado, observou que a opinião pública não tem conhecimento dos atos da prefeita Luizianne Lins.
A não publicação do Diário, suspeita Dr. Ciro, pode estar ligada com a contratação de terceirizados para a campanha eleitoral. “Não se pode saber, sem verificar os atos da prefeita, se o número de terceirizados aumentos na campanha eleitorado”, afirmou acrescentando que, se isso não ocorreu, então, a administração pública municipal parou.
Dr. Ciro pediu explicação ao líder da prefeita Luizianne Lins na casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), sobre a denúncia de que o Diário Oficial do Município não está circulando. O vereador salientou que a Casa não pode se furtar de fazer oposição para que a opinião pública saiba quais são os atos administrativos de Luizianne, inclusive durante a campanha eleitoral.
Concluindo, o vereador Dr. Ciro disse que não mais faria comentários sobre a atuação política da prefeita. Segundo ele, a população de Fortaleza já falou quando não elegeu Luiza Lins (mãe da prefeita) e Antônio Carlos, ambos do PT, a deputado estadual no pleito passado.
IS: 05.10.2010
MARCELO MENDES ANALISA
RESULTADO DAS ELEIÇÕES
O vereador Marcelo Mendes (PTC) saudou, hoje, 5, na sessão da Câmara Municipal, a democracia que ocorreu no último domingo. O vereador lamentou, porém, o que chamou de pesquisas manipuladas. Ele chamou a atenção para o mapa do Brasil que o Ibope disse ter e para a realidade das urnas. Mais uma vez – enfatizou o vereador – as consultas de opinião quiseram manipular.
As eleições, salvo raríssimas exceções, na opinião de Marcelo Mendes, apresentaram resultados absolutamente diferentes. O vereador lembrou que tem dito que essas pesquisas eleitorais servem para produzir uma realidade falsa, influenciar a opinião do eleitor até que a realidade objetiva se transforme naquilo que eles querem.
Marcelo Mendes, analisando o embate entre as forças políticas, entende que a soma dos brasileiros que não querem a ex-ministra Dilma Rousseff como presidente da República, segundo ele o continuísmo de Lula, chega a 53%. Os que querem a continuação do atual governo soma 46%. Na opinião, essa é uma sinalização das eleições de domingo passado.
Apesar do alto índice de aprovação do governo Lula – acrescentou o vereador do PTC – isso não se refletiu na candidatura Dilma. Ele lembrou que, quando Lúcio Alcântara era governador, tinha uma percentual alto de aprovação e perdeu a disputa para Cid Gomes. A propalada popularidade do presidente Lula, na opinião de Marcelo Mendes, não se materializou nas urnas.
IS: 05.10.2010
PROF. GERÔNCIO ASSUMIRÁ VAGA PERMANENTE
NA CÂMARA MUNICIPAL
O atual suplente do vereador Paulo Facó (PTdoB), Prof. Gerôncio Coelho (PTdoB) utilizou seu tempo nesta terça-feira, 5, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, para parabenizar a toda a população de Fortaleza pela participação nessas eleições, de forma democrática e aproveitando a oportunidade de eleger os seus futuros representantes.
Prof. Gerôncio destaca a participação ativa da Casa Legislativa nesse pleito, no qual quatro vereadores saíram vitoriosos. “Estão de parabéns os vereadores eleitos, que com trabalho e competência de seu trabalho desenvolvido se elegeram deputados”, parabenizou.
De forma especial, o vereador Prof. Gerôncio destacou a vitória nas urnas do vereador licenciado Paulo Facó (PTdoB), que assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano. Prof. Gerôncio lembra que sendo o 1° suplente de Facó será efetivado na Casa Legislativa e desde já agradece pela oportunidade de continuar seu trabalho na Câmara. “Estamos aqui para somar, e quero agradecer aos bairros: João XXIII, Jóquei Clube e adjacências. Continuaremos dando continuidade aos projetos do nosso mandato”, garantiu o vereador.
SC05.10.2010
RONIVALDO MAIA RESSALTA AVANÇO DO BRASIL
NOS ÚLTIMOS 8 ANOS
O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia (PT), destacou hoje, 5, no plenário da Casa, os avanços que o país obteve nos últimos oito anos, desde que o presidente Lula assumiu a 4° maior democracia do mundo. O vereador afirma que o Brasil consolida a cada eleição sua vocação democrática, e ressalta que nunca teve dúvida que a cada processo eleitoral o povo crescia no seu nível de conscientização.
Ronivaldo Maia ainda criticou o discurso dos vereadores de oposição da Casa que segundo ele, não interpretaram de forma correta os números dessa eleição, afirmando que a derrota do senador Tasso Jereissati (PSDB) pode ser a causa de tanta insatisfação.
“Há algum tempo quem administrava esse país aproveitava a máquina com intolerância. Eu não concordo com algumas falas de companheiro da oposição na interpretação dos números em relação àquela ou a outra liderança que não representa força. O Estado hoje é melhor administrado porque serve à maioria, e talvez por isso a população tenha experimentado a mudança”, disse Ronivaldo.
O líder da prefeita na Câmara ainda lembrou a importante participação dos partidos PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e outros que compõem o projeto do presidente Lula, para continuarem trabalhando nesse mês de outubro por um governo que coloca a máquina a serviço do povo brasileiro.
SC05.10.2010
A PREFEITA FOI A MAIOR DERROTADA
NAS ELEIÇÕES, AFIRMA PLÁCIDO
O líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, Plácido Filho (PDT), nesta terça-feira, 5, disse em seu discurso que a maior derrotada dessas eleições foi a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que não conseguiu, por meio de seu apoio, eleger seu assessor, Antônio Carlos, e sua mãe, Luiza Lins, ambos ao cargo de deputado estadual.
Plácido afirmou que o resultado das urnas representa a insatisfação dos fortalezenses com a administração da Prefeita da capital. ”O povo tem demonstrado indignação com a prefeita Luizianne Lins, que realiza uma administração irresponsável” criticou Plácido.
Em uma análise das eleições em todo Brasil, o vereador lembrou que vários candidatos “ficha suja” tiveram êxito no pleito, caracterizando que mais uma vez, esses políticos conseguiram ludibriar o povo.
SC05.10.2010
PARA VEREADORES, LEGISLATIVO MUNICIPAL
ESTÁ NO RUMO CERTO
Na primeira sessão após a divulgação dos resultados das eleições no Ceará, o vereador Vitor Valim (PHS) dedicou seu discurso hoje, 5, para parabenizar todos os colegas parlamentares eleitos a uma cadeira na Assembleia Legislativa, e destacar que a oposição da Câmara Municipal de Fortaleza está no “rumo certo.”
O vereador disse que a oposição da Casa está desempenhando tão bem seu trabalho, que nas urnas se pode observar o reflexo dessa conquista. “O vereador Dr. Ciro conseguiu uma expressiva votação nessas eleições, já a Prefeita Luizianne Lins não conseguiu transferir para seus candidatos o trabalho ou “desserviço” que vem realizado para a cidade de Fortaleza”, afirmou Valim.
Leonelzinho Alencar (PTdoB) que retornou à Casa Legislativa após quatro meses de licença, ressaltou a eficiência do trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral para uma eleição tranquila e democrática, além de destacar o empenho de toda sua equipe no bairro Messejana para eleger seus candidatos Eudes Xavier, deputado federal, e Tin Gomes, deputado estadual.
Luciram Girão (PSL), que também aproveitou o momento para parabenizar os colegas vereadores pela vitória nas urnas, registrou a eleição de seu irmão Lucílvio Girão, eleito nessas eleições para deputado estadual pela 6° vez, com mais de 17 mil votos. “Com ética e responsabilidade não se perde eleição”, concluiu o vereador.
SC05.10.2010
RESULTADO DA ELEIÇÃO
REPERCUTE NA CÂMARA
O resultado das eleições do último dia 3 deste mês, em especial para os cargos proporcionais, repercutiu na sessão de hoje, 5, da Câmara Municipal de Fortaleza. Os vereadores fizeram questão de falar no espaço reservado no grande e pequeno expedientes. Além de pedidos de aparte, inúmeras foram as solicitações de “pela ordem” para comentários sobre as eleições.
Walter Cavalcante (PHS), que não teve êxito para a Câmara Federal, agradeceu, sem mágoa, aos eleitores. Fortaleza, segundo ele, vai continuar tendo seu esforço em favor da criança e do adolescente. Walter parabenizou os quatro vereadores eleitos deputados estaduais, destacando a gestão do presidente Salmito Filho (PT) na presidência da Câmara.
O vereador Dr. Ciro (PTC), apesar de não ter sido eleito, considerou a votação expressiva que recebeu para a Assembleia Legislativa Ele pediu que Salmito Filho a partir de agora trabalhasse para conseguir uma TV aberta para a Casa, cuja atuação repercute não só na Capital mas no interior do Estado. Dr. Ciro recebeu o resultado das urnas como um recado: “Dr. Ciro, continue fiscalizando a administração da prefeita Luizianne Lins”.
Roberto Mesquita (PV) agradeceu o apoio recebido dos vereadores para ser eleito deputado estadual. Segundo ele, a Câmara de Fortaleza marcou sua vida política. O vereador espera ser tão feliz na Assembleia Legislativa do Ceará quanto vem sendo na Câmara Municipal, onde é 2º secretário da Mesa Diretora.
O vereador João Alfredo (PSOL) salientou que mesmo não obtendo êxito na disputa eleitoral – ele como candidato a deputado estadual e Renato Rosendo, postulante à Câmara Federal – sente-se vitorioso para número de votos obtidos. Ele disse que tinha o que comemorar, mas criticou a disputa marcada pela força do poder político e econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário