Coisa de viajeiro


Ibiapina, Edilma Neyva, mulher dele, um sobrinho dela e...metade de mim numa tasca em recente visita à Cidade do Porto, voltando de Compostela.

O Zè WIlson Ibiapina, o querido Piaba de todos nós, tem andado tanto que agora virou dador de dica pra quem quiser andar por este mundão de meu Deus sem passar vexame ou pagar mico. Olhe aí a ultima dele, cheio de sabedorias:

Dicas de viagem
A melhor coisa do mundo é viajar, conhecer países, cidades, pessoas, costumes. O jato diminuiu as distâncias, tudo ficou mais perto. O Macário Batista é sem dúvida, o jornalista cearense que mais viaja. Ganha até do Guto Benevides. As poucas vezes que tenho saido por aí, tenho encontrado com eles trabalhando ou fazendo turismo. São dois que sabem que o bom viajante é aquele

que se esforça para não quebrar a cara no primeiro país que desembarca. Não saia de casa achando que só por que leva o bolso cheio de dólares e euros tudo pode. Aquele costume cearense de falar alto, não pedir licença, é um deus nos acuda. O famoso jeitinho brasileiro que você usa crente que está abafando, é visto como enorme grossura, falta de educação, um grande insulto ao povo e ao país que visita.

Evite fazer gracinhas, pois ninguém vai entender suas bobagens. Um dia em Orlando, na Flórida, deparei-me com um grupo de jovens cearenses pagando o maior vexame. Aos empurrões e falando muito alto, furaram as filas no parque da Disney. Crentes que estavam abafando. No Brasil ir à praia ou a uma piscina de fio dental, com a bunda de fora é comum. Vai parecer que está nua se estiver com os seios à mostra. Na Europa, por exemplo é o contrário.. O topless é visito com naturalidade. O que não pode é exibir as nádegas. Se vai à India ou a paises árabes, não leve roupas apertadas ou decotadas. Evite roupa vermelha se for a um país muçulmano. Agora mesmo o Narcélio LimaVerde e a Helenira voltaram da Belgica onde foram visitar uma neta. Aproveitaram e esticaram pela Alemanha. Na Bélgica, me dizia ele, come-se com o garfo na mão direita. Na Alemanha, os homens é que tomam a iniciativa do brinde na hora do drinque. Na China nunca recuse comida. Lá você pode tomar a sopa fazendo ruido, coisa que a mãe da gente sempre desaconselhou. Na China , depois do brinde só beba depois que tiver olhado para todos os presentes. Nos países árabes use a mão direta para comer. A esquerda é considerada impura.

O bom viajante tem que estar preparado para enfrentar os mais esquisitos pratos. O paladar tem que ser preparado para enfrentar hábitos alimentares diferentes. A recusa de um prato em determinados países pode ser interpretada como ofensa imperdoável. Quando chegar a um país de comida estranha, tipo Coreia, onde carne de cachorro é um dos pratos favoritos, ou na Tailândia e India onde as pessoas comem chorando por causa do tempero e condimentos picantes, a saída quem me ensinou foi o jornalista Toninho Drummond. Discretamente pergunte onde tem um restaurante italiano. Sempre tem e é igual em todo o mundo.

Evite fazer sinais com as mãos. Gesticule o mínimo possível para não criar confusão com você mesmo. Em Viena fui advertido quando levantei a mão para chamar o garçon. Ficou parecendo a saudação nazista "Heil Hitler (Salve Hitler)- e ele não vai lhe atender. O austríaco quer apagar a ocupação da memória. Na Grécia se você mostrar a palma da mão aberta, pedindo para um carro parar, é uma grande ofensa. Aqui no Brasil fazer um O com os dedos da mão é palavrão. Na França esse circulo significa

que o que você diz não vale nada. Já nos Estados Unidos quer dizer que está tudo ok. O polegar pra cima, que aí quer dizer que está tudo bem, na Grécia, Bulgaria ou Tailandia não passa de um convite sexual. Por falar em Tailândia, cuidado quando for responder a alguem com aceno de cabeça. Movimentar a cabeça de cima para baixo, lá quer dizer "não". Mexer a cabeça de um lado para o outro, que pra nós é não, lá é sim. O mesmo acontece na Grécia e na Bulgaria. A dica é não precipitar-se. Dê uma de papagaio e preste atenção nos nativos Você vai errar menos.

WILSON IBIAPINA - jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário