Contato

Coluna do blog

Os números não mentem jamais. Nem as decepções
É assunto do dia, ainda, e talvez dure só até o fim de semana, a decepção do senador Tasso Jereissati com os FGs. A decepção dele tinha um certo tom de quem teria sido traído, e traição é bicheira que infecciona, é berne que fica carcomendo a gente sob a pele. Olhando o tempo, entretanto, senhor da história, o Bonitão pode até estar doído, magoado, mas diz uma das nossas adaptações de adágios, que, quem com ferro fere... não sabe como dói. Olhando pra trás, tem a dor da decepção, com ele, de Gonzaga Mota. A primeira. No rastro de Totó seguem Sérgio Machado, preterido por Ciro, e os meninos do CIC, e Beni Veras, os comunistas que o apoiaram em 1986, Zé Serra, Lúcio Alcântara, todos desencantados com o Galego. Os que lhe fizeram a primeira campanha, uns a pago, outros por crença, gente de imprensa, também sentiram. Dizem, eles lá, que dói, porque o Lindo era um encantamento e, pra alguns, os mais afoitos, até uma esperança pessoal. Quem não espera não liga a mínima, mas os que, como ele, ficaram na janela esperando um bicho chamado gratidão passar... magoou. Diz que parou com política logo na primeira decepção. O diabo é que, depois de 24 anos, os meninos queriam caminhar sem peias, donos de seus próprios narizes e sem jugo. Isso passa logo senador. Um grande amor desfeito a gente mata botando outro no lugar.

Estado de graça
Domingos Neto, com o pai, Domingos Filho. Dupla vitória. O menino, o mais votado no Estado para deputado federal. O paizão, vice-governador e de peito lavado. Nunca esqueceu a demissão do pai, feita por Tasso numa zanga em Tauá.

• ALIÁS...
- Não duvide que Cid Gomes tenha, já, um provável candidato a prefeito de Fortaleza. Os movimentos de Salmito Filho teriam impressionado o governador.

• PEDE E AGRADECE -
Humilde, Welington Landim pediu votos pra se reeleger. Bom caráter, agradece pelos votos recebidos e que o reelegeram. Gente faz assim.

• COLEGUINHAS -
Já os jornalistas Kelly de Castro, Priscila Luz e Leandro Queiroz, da campanha de Lúcio, mandaram agradecer pelas notícias veiculadas. Gente faz assim.

• oUTRO -
... “e dei um duro danado para levar da melhor maneira possível as informações da campanha do Marcelo Silva e do PV. Agradeço a atenção dada ao candidato, ao Partido e, especialmente, a mim, como assessor de imprensa da campanha”. Jorge Macedo Costa. Gente faz assim.

Quebrou um bocado
Deputados federais eleitos não reclamaram, mas sentiram que em alguns lugares seus votos, prometidos, sumiram. Não por traição; é que queijo fresco quebra muito.

• sem clima -
Engraçado o cearense: vota em Eunício e Pimentel e fica lamentando a derrota de Tasso. No Ceará inteiro andam falando nisso. Pura demagogia. Tem neguim a.do.ran.do!

• tititi -
Governadores aliados, eleitos, foram a Brasília para um ato pró-Dilma. Enquanto Dilma falava, Cid Gomes e o pernambucano Eduardo Campos, tricotavam um papo pra lá de risonho.

• caçada implacável -

São Paulo e sua teoria absolutista (sem ética nem moral públicas) não admite um nordestino ser o deputado federal mais votado em seu território.

• velhos escândalos -
Acostumado a Maluf, Pita, Juiz Lalau, Jeorginas e outros escandalosos, como Zé Dirceu, João Paulo e quetais, São Paulo quer tomar o mandato que o povo deu a Tiririca.

• mau humor -
Mal-humorado e cheio de políticos desonestos, São Paulo resiste carrancudo à crítica e à sátira e, sem argumento outro faz a opção de tratar Tiririca como desonesto e analfabeto. Logo São Paulo que no bar pede um shops e dois pastel!

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário