.jpg)
Loucos ao abandono
Não quero ser politicamente correto, chamando doido de paciente mental, ou maluco de enfermo especial. Doido é doido e acabou. E dá trabalho. Quem tem um doido, um mental, como diz o canelau, na família, pena que nem sovaco de aleijado. O Brasil tem cadastrados, cinco milhões de mentais. Na ponta do lápis. Pois pra cuidar dessa gente toda estão diminuindo o número de leitos psiquiátricos dia-a-dia. Aqui mesmo em Fortaleza, estão tirando este mês, 100 leitos do Hospital de Saúde Mental de Messejana. Até o fim do ano, e isso corre à boca miúda, a expectativa é de que fechem todos os hospitais psiquiátricos em funcionamento no Ceará. Agora vem o pior: a idéia é criar leitos especiais para pacientes doidos em hospitais gerais. Pronto! Pra mim é a gota d’água. Todo mundo conhece um doido quando está em crise. Tem os que botam boneco, quebram tudo, partem pra porrada e tal. Tem os doidos mansos. Mas são doidos. Como é que vai internar um doido num hospital cheio de gente com doença física com todas as suas loucuras? Isto é uma loucura! Coisa de quem não está bem do juízo, precisando de internamento com urgência. Aproveitemos enquanto estão funcionando, ainda, o Mira&Lopes, o Hospital de Messejana e, aqui vizinho, no Piauí, o Meduna.
"A única diferença entre a
loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum"
Millor Fernandes
• afetados -
A loucura da derrota na eleição de 3 de outubro e a frustração dos poucos votos de alguns, tem levado neguim a toneladas de tranquilizantes. Estão baixos os estoques de Lex.
• agressividade -
A loucura das paixões exarcebadas pela política está gerando até violência pública no Brasil. Os tucanos atacam por e.mails, os PT na porrada. É que perder a boquinha e a mutreta, enlouquece.
• bipolar -
O mandato do prefeito Manoel Santana (PT), de Juazeiro é, - o que diriam os psiquiatras - bipolar. Um mandato que fere a lógica e agride a lucidez.
• cochinha -
Está no jornal O Estado de ontem que o mandato do prefeito Manoel Santana procurou os vereadores para um diálogo, pedindo paz pelo progresso de Juazeiro do Norte.
• tuitando -
No mesmo instante, o prefeito Manoel Santana diz no twiter dele: Santana classifica Zé de Amélia como marginal da política.
Vida que segue
“Eu acuso José de Amélia Duarte Júnior de ser um marginal da política e vou revelar aqui todos os seus crimes”. A afirmação foi postada pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, em seu twitter, mostrando publicamente o rompimento com o aliado.
• morde e assopra -
A primeira revelação é que “ele usa o dinheiro da Câmara para pagar agiotas a quem deve”. Conheço muito político Cochinha, mas, pelo visto o dr. Santana vai superar a todos.
• alegria que ronda -
Costuma ser feliz na felicidade de quem amo. Sejam meus filhos, amantes ou amigos, sejam simples conhecidos, quedo-me feliz diante da alegria de qualquer deles.
• na mosca -
Nosso Nelson Faheina, que largou o microfone e a pena pra construir a Pousada La Dolce Vita, teve esta semana seu momento de felicidade funcional e pessoal.
• primeirão -
A Pousada dele e da Daniela, em Mulungu, na serra do Baturité, ilustra a página 374 do Guia Quatro Rodas de 2011 como a melhor, mais confortável e de melhor comidinha da região.
• O susto -
Faheina foi avisado por curiosos de leituras diferentes e esparramou-se numa farra de felicidade. Com o coração em festa avisou aos amigos e alguns deles, como eu, ficamos orgásmicos.
macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário