Com 21.076 eleitores, o consulado de Nova York concentra o maior número de votantes fora do Brasil. Ainda assim, estima-se que menos de 10% dos residentes da região --que abrange também os Estados de Nova Jersey e Pensilvânia-- tenham transferido o título para os EUA.
O cônsul-geral em NY, Osmar Chohfi, diz que a porcentagem "poderia ser mais significativa" e espera um aumento nos próximos anos. Para ele, o fato de muitos terem que viajar durante "quatro, cinco horas" para votar em NY é um dos fatores que impede um número maior de registros.
Mas, de 2006 para cá, afirma Chohfi, "quase dobrou o número de eleitores". "Há um maior interesse pela conjuntura brasileira, os meios de comunicação se aproximaram mais da comunidade e o próprio momento brasileiro, esse interesse grande pelo Brasil que existe internacionalmente, tem motivado as pessoas a participar."
Segundo o diplomata Marcos Paranaguá, Consul Adjunto do Brasil na Big Apple a presença de eleitores brasileiros no próximo dia 31 poderá superar o número dos que votaram no primeiro turno. Interessante lembrar, diz Paranaguá para o blog, é que, brasileiros de passagem por NY mas que não tenham título eleitoral nos Estados Unidos não podem sequer justificar a ausencia, o TRe não permite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário