Amanhã, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, acontecerá uma série de debates sobre a segurança pública na cidade de Fortaleza, como parte das discussões em torno do “ Pacto por Fortaleza, cidade que queremos em 2020”. A escolha do tema para o referido debate, conforme justifica o vereador Salmito Filho (PT), presidente do legislativo municipal, tem tudo a ver com a situação de insegurança reinante na capital cearense e Região Metropolitana.
Afirma o presidente Salmito: “Como sabemos, o Pacto por Fortaleza” e formado por cinco Eixos: Segurança e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Social; Qualidade de Vida; Mobilidade Urbana; e Resíduos e Geração de Renda. Por motivos óbvios, diz Salmito, foi escolhido prioritariamente para ser discutido o primeiro Eixo, “tendo em vista a situação preocupante de Fortaleza e Região Metropolitana, com a nossa população prisioneira do temor em relação ao crescimento da criminalidade”. Ele acrescenta que “a busca de saídas para essa situação, será sempre prioridade”.
Para dar mais luz às possíveis soluções para o problema, foram convidados dois palestrantes, ambos especialistas em Segurança Pública: professor José Luiz Amorim Ratton, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas setor de Criminalidade, Violência e Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco; e o professor César Barreira, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade Federal do Ceará.
Para o presidenta Salmito, a Câmara Municipal, hoje alvo do reconhecimento da sociedade, tendo em vista o empenho desse poder constituído na luta pela solução de problemas de Fortaleza, deve assumir definitivamente esse papel, sendo o fórum mais importante para discutir problemas e soluções para Fortaleza.
“Sabemos que não cabe ao Legislativo a responsabilidade de tirar a nossa sociedade da situação de refém dos criminosos. Contudo, podem sair desse poder sugestões capazes de inspirar os poderes estadual e federal na luta contra a insegurança”, afirma o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário