Contato

Fortaleza discute uso do concreto para crescimento sustentável

O 52º Congresso Brasileiro do Concreto debaterá tecnologias aplicadas à área da construção. A abertura ocorre dia 13, às 19h, no Centro de Convenções

Estruturas de edifícios, pontes e viadutos, obras marítimas e hidráulicas, pisos de rodovias, pré-moldados. O que tudo isso tem em comum? O uso do concreto – material cuja utilização pela civilização moderna só perde para a água. Em tempos de aquecimento da construção civil, o tema torna-se bastante atual. É nesse cenário que Fortaleza recebe o 52º Congresso Brasileiro do Concreto com o tema “Novas Tecnologias do Concreto para o Crescimento Sustentável”. A realização é do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON.

Sediado pela última vez na capital cearense há 10 anos, o evento terá abertura no próximo dia 13, com palestra encontro do presidente da Companhia Paraense de Energia (Copel), Ronald Ravedutti. No mesmo dia, será também aberta a VI Feira Brasileira das Construções em Concreto – FEIBRACON 2010 e haverá apresentação da dupla cearense de sanfoneiros, Ítalo e Renno.

A expectativa é reunir 1200 pessoas entre empresários da construção civil, acadêmicos, representantes de instituições de pesquisa, estudantes e interessados pela temática.

A tecnologia aplicada à sustentabilidade será debatida em conferências plenárias, sessões técnico-científicas, seminários, cursos de atualização profissional, visita técnica à obras do Centro de Eventos do Ceará, painéis e até concursos estudantis.

Destaque para as presenças de Roberto Starck (universidade do México), Benoit Fournier (Laval University of Queber – Canadá), Ernie Schrader (Schrader Consulting – EUA), Jacy Mazars (Instituto Politécnico de Grenoble – França) e Hani Nassif (Universidade de Nova Jersey – EUA).

VI FEIBRACON

Paralelamente ao congresso, ocorre a VI Feira Brasileira das Construções em Concreto – FEIBRACON 2010. No espaço, poderá ser vista grande variedade de produtos e soluções para obras de concreto. O espaço vai reunir empresas nas áreas de energia, construção, materiais, ferramentas e equipamentos, além de abrigar a realização de palestras técnicas.

Concursos estudantis

Um dos momentos que reúne maior número de participantes são os concursos entre estudantes. Nas provas, teoria e práticas são testadas de maneira bastante interessante – chamando muita atenção e com direito a torcidas pelos participantes. Esse ano, as competições serão de Concrebol, Aparato de Proteção, High Performance Color Concrete e Ousadia. Nas quatro categorias, os vencedores receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 3.000,00, cada um.

No Concrebol, o objetivo é construir bola de concreto simples, com dimensões pré-estabelecidas, que seja capaz de rolar em uma trajetória retilínea. Já o Aparato de Proteção vai avaliar a resistência a cargas de peças de concreto armado, que devem proteger frágeis ovos. Semelhante a ela há também o High Perfomance Color Concrete – cujo objetivo é testar a resistência de objetos feito de concreto à compressão.

A prova mais badalada é o concurso Ousadia, que avaliará projetos constituídos por maquete e memorial descritivo de uma obra em concreto que seja a melhor solução de um desafio construtivo proposto pelo Ibracon. Em 2010, o desafio é elaborar o Projeto Funcional da Linha Leste do Metrofor (Metrô de Fortaleza), ligando as Estações João Felipe, no centro da Cidade, até a Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

O 52º Congresso Brasileiro de Concreto é uma realização do Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon). O evento tem patrocínio de Camargo Corrêa Construções, Cauê, Banco do Nordeste, Copel, Eletrobras, T & A Pré-Fabricados, Associação Brasileira de Cimento Portland, Abesc, Cimento Apodi, Confea, CREA-CE, Engemix, Gerdau, Grace, Itaipu e Vedacit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário