Contato

Padrinho de Tiririca diz que artista sabe ler e escrever



Palhaço foi eleito deputado federal por SP com 1,35 milhão de votos.
Suspeita sobre escolaridade se tornou pública após reportagem de revista.


Tiririca, o deputado federal mais votado do Brasil, está no meio de uma polêmica sobre sua escolaridade. O Ministério Público de São Paulo(leia-se um Promotor de Justiça), estado que elegeu o artista com mais de 1,35 milhão de votos, acredita ter provas de que o artista seja analfabeto. Seu Francisco, uma espécie de padrinho de Tiririca em Itapipoca, cidade natal dele, no Ceará, diz que o artista sabe ler e escrever.

O padrinho de Tiririca, ou melhor, de Francisco Everardo Oliveira Silva mostra à reportagem a casa onde morou o artista. “Isso aqui era uma bodega velha, antiga”, diz o padrinho, apontando para o imóvel. Muito pobre, a família morava de favor. Quando Seu Francisco ia buscar o pequeno artista para as apresentações no circo, ele conta que encontrava a seguinte cena: “A mãe dizia: ‘Não pode ir agora não que ele está fazendo dever’. Bichinho deitado no chão, escrevendo as coisas”, relembra.
A reportagem pergunta se Tiririca escrevia alguma coisa mesmo, se sabia escrever. “Ele sabe... Sabe escrever”, responde o padrinho.
Não há registro do aluno Francisco Everardo Oliveira Silva nas escolas de Itapipoca, mas os moradores contam que, na época dele, era comum ter aulas em casa ou então no antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), onde os alunos tinham aula fora da escola.
“Eu sei que a gente estudava junto. Tinha uma professora que vinha para a casa da gente. Naquele tempo, não tinha negócio de colégio de estado, de prefeitura. Não existia isso, não”, afirma a agricultora Maria Socorro Sombra.

Penso eu - O problema dessa gente é a inteligencia de Tiririca que, se cismar poderá ser candidato a Governador de São Paulo. A raiva aumentou com a pergunta feita a Tirirca sobre o porque de ele não ter sido candidato pelo Ceará, seu estado natal. A resposta é um duro golpe à inteligencia paulista, quase sempre esbarrando num shops e dois pastel: - No Ceará não tem abestado, não.

Penso eu - E pensar não é proibido; só conheço um slogan de campanha mais forte do que esse do Tiririca. Quando o Zé Prado era Prefeito de Sobral, pela segunda vez, apoiou Zé Euclides Ferreira Gomes, pai dos meninos aí. O próprio Zé Prado, um marqueteiro que conhecia seu povo postou lá: ZÉ PRA ZÉ. Não só por isso, mas foi um lava a eleição do meu saudoso amigo Zé Euclides.

">
A foto em preto e branco é da passagem do cargo de Prefeito de Zé Prado pra Zé Euclides. Da esquerda pra direita, Luciano Arruda, José EUclides,assinando o livro de posse, José Prado, d.Maria José Ferreira Gomes, Primeira Dama e Lia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário