Data: quarta-feira, 20 de outubro
Hora: 10 horas
Local: Rua Ipaumirim, 830 – Planalto Airton Senna
Nova oportunidade de vida se abre para jovens cearenses em conflitos com a Lei. Em convênio com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Programa Primeiro Passo, será inaugura, nesta quarta-feira, dia 20, novas instalações da Hope, empresa nacional de confecção de lingeries, dentro do Centro Educacional Dom Aluísio Lorscheider (Cecal), em Fortaleza. A fábrica se destina à produção de peças íntimas femininas, onde serão atendidos 30 jovens internos, cumpridores de medidas socioeducativas, dos quais 28 serão contratados pela empresa. Até dezembro, a Hope projeta produzir 4.000 peças por dia, na fábrica do Cecal.
“A parceria com a Hope foi firmada há mais de um mês. As máquinas e equipamentos estão instalados, prontos para a inauguração”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda. Ela lembra que, outra grande empresa de confecção, a Marisol, já atua dentro do Cecal, capacitando e empregando jovens privados de liberdade, enquanto a Metalúrgica Mecânica Maia opera no Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA).
O jovem é contratado por doze meses, período em que realiza atividades práticas de costura industrial, sob a supervisão da equipe de funcionários da própria empresa, participa de aulas teóricas de cidadania e sobre o mundo do trabalho, ministradas através das parcerias com a ONG Sociedade para o Bem Estar da Família (SOBEF). O educando é acompanhado por dois técnicos (psicólogo e assistente social) contratados, com recursos da Petrobrás, que atuam no sentido de fortalecer vínculos familiares e sociais na nova experiência profissional. Serão realizadas oficinas temáticas grupais com os familiares e visitas domiciliares.
PARCERIA PELO FUTURO
Através desses convênios, atualmente, estão sendo capacitados 134 jovens com suas carteiras assinadas como aprendizes pelas empresas Marisol, Pena Surf Wear, Dilady, Metal Mecânica Maia e Hope. Em Setembro último, a STDS e a Marisol formaram mais 28 jovens do Cecal, em corte e costura, dos quais 6 já estão empregados. Esta é a primeira turma no Brasil, dentro de um Centro Educacional, coordenada pelo Projovem Trabalhador/ Juventude Cidadã, programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a STDS.
“Essas parcerias, feitas para superar o desafio dos preconceitos e devolver a cidadania e os sonhos aos jovens privados de liberdade, são importantes para resgatar essa juventude e revelar a responsabilidade e o compromisso social de nossas empresas”, declara Fátima Catunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário