Coluna do blog


Agora, vamos aos fatos
NY (USA), 4 graus. Pronto. Kaput. Acabou. Dilma é a primeira mulher presidente do Brasil. Tem padrinho forte e méritos que ninguém é doido pra dizer o contrário. Ganhou, dizia o velho palhaço, tá ganhado. Estes são os fatos indiscutíveis, e agora é preparar a rendição de quem quiser e aparelhar os inimigos para a refrega com o governo dela. Aecinho diz que quer ser candidato pra sucedê-la logo após o primeiro mandato. Quer fazer desse o Rei Momo, primeiro e único. Zé Serra deu até logo, como quem diz que nem o Coronel: “Eu vou voltar.” E tem mais uma meia duzia de tucanos que vão se ouriçar na sucessão de daqui a quatro anos.
Isso sem falar na dona Marina, que disse que iria fazer um pronunciamento depois das urnas, como se pronunciamento dela valesse alguma coisa. Primeiro, não foi pro segundo turno, depois, no segundo turno, não tomou posição nenhuma. Quem não toma posição nenhuma não merece ser lido, ouvido, discutido. Esse negócio de observar e ficar sobre um muro, mesmo que baixo, é coisa de gente miúda, que morre de medo de dizer algo que possa desagradar a alguém, muitas vezes ao proprio patrão. Mas eu tou dizendo tudo isso pra mostrar procês uma coisa que me chamou a atenção quando lia todos os jornais americanos, de NY e de distribuição nacional: O USA Today publicou em sua primeira página, com foto dela: Ex-guerrilla wins Brazil presidency, ou, ex-guerrilheira vence à Presidência no Brasil, pra ser mais direto. O The New York Times faz uma tímida referência na primeira pagina, no rodapé, e nada mais. Vamos ver daqui pra frente. Então, como dia meu professor preferido de Direito Constitucional, sempre após o expediente: “Vamos aos copos”.

A ex-guerrilheira (Nota da foto)
Taí como a presidenta Dilma Rousseff é apresentada ao mundo pelo popularíssimo jornal USA Today, dos Estados Unidos. Veja o título da reportagem abaixo da foto dela à esquerda da capa.

• grande novidade -
Brasileiros que conhecem a história política do Ceará, aqui em NY, estranharam a notícia veiculada pela Veja (me contaram) falando outra vez do Ceará.

• se for verdade...
- Como não leio a Veja nem acredito no que a Veja diz, reproduzo para descarregar a consciência: “Senador Tasso renasceria a Tribuna do Ceará para fazer oposição ao Governo do Estado”.

• quem diria -
O senador poria a Tribuna na internet, como uma experiência, daí, então, é que poria no papel. Acho difícil. O senador é mão de vaca, munheca de samambaia, mão-de-bebê.

• sem pai, nem mãe -

A Tribuna dele não teria verba do governo. O senador sabe o que é garrotear um órgão de imprensa que quer ser sério sem as verbas do governo, no Ceará. Aliás, no Brasil.

Melhor do mundo
Piadinha que rola na rede Adivinha: quem é o melhor ministro da Previdência Social do mundo e de todos os tempos? Não sabe? José Pimentel. Por quê? Porque aposentou o Tasso Jereissati.

• da assessoria de reimundão -
Nosso Gente Fina manda dizer, através de sua atenta assessoria de imprensa, que Dilma Rousseff ganhou em Juazeiro do Norte. Quer dizer: compensa ter perdido em NY, onde não há cesta básica.

• mudança -
Depois de três anos e 10 meses, o diplomata Marcus Paranaguá volta ao Brasil. Deixa o Consulado em NY para assumir posto no Itamaraty responsável por tudo que rola nas áreas de mar a ar. Quer dizer, de baleia a ETs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário