Salmito Filho faz balanço positivo de sua gestão



Prestes a deixar a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o vereador Salmito Filho (PT) realizou ontem o balanço de sua gestão, referente ao biênio 2009/2010. Ao utilizar a tribuna, o petista destacou as ações à frente do Legislativo Municipal e recebeu elogios de colegas parlamentares. Salmito, que não foi reconduzido ao cargo pelos seus pares, relembrou a disputa acirrada, em 2009, que o conduziu à Presidência do Legislativo Municipal. No entanto, segundo ele, a exasperação foi transformada posteriormente em uma gestão democrática, compartilhada e participativa.

“A Câmara Municipal de Fortaleza, ao longo dos últimos dois anos, consolidou-se como uma instituição que desempenha bem suas funções constitucionais”, disse o petista sobre as ações desenvolvidas pela Casa. Durante seu discurso, o petista destacou o Pacto por Fortaleza, um conjunto de propostas para Capital nos próximos 20 anos. O projeto é um roteiro de estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores universitários, e dividido em cinco eixos temáticos: segurança pública e cidadania, desenvolvimento econômico e social, qualidade de vida, mobilidade urbana e resíduos urbanos e geração de renda. Entre as realizações da Casa, ele ressaltou também a Sala do Empreendedor Individual, o Câmara Móvel, entre outras.

Além disso, ele destacou sua trajetória política, ao lembrar que chegou a Casa como assessor parlamentar. Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo o segundo mais votado do PT. Ao assumir, ocupou a presidência da comissão de Legislação e Justiça, além da liderança da bancada petista. Salmito salientou também a produtividade “recorde” da Câmara, que, segundo ele, discutiu 1.102 projetos de lei ordinária, 165 decretos legislativos, 525 projetos de indicação e 6.359 requerimentos. Conforme o petista, a Câmara pode edificar uma ponte sólida para a cidadania, estreitando laços entre o poder público e a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário