Contato

Boletim da Camara Municipal de Fortaleza

NOVOS VEREADORES TOMAM POSSE
Tomaram posse hoje, 1º, os quatro novos vereadores que assumem as vagas deixadas pelos parlamentares que foram eleitos deputados estaduais . O ato de posse foi realizado no gabinete do presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena (PT).
Assumem pelos próximos dois anos Gerôncio Coelho (PTdoB), substituindo Paulo Facó (PTdoB); Martins Nogueira (PSB), no lugar de Eliane Novais (PSB); e Eron Moreira (PV), na vaga de Roberto Mesquita (PV). Após questionamento judicial sobre qual suplente assumiria o mandato de Mário Hélio (PMN), assume Tomaz Holanda (PMN). A decisão levou em conta que o mandato pertence ao partido em vez de à coligação.
Entre veteranos e novatos, as expectativas são de realizar mandatos voltados para questões fundamentais. Como membro do PV, Eron Moreira afirmou seu compromisso de defender as causas ligadas à defesa do meio ambiente. “Sou ambientalista e entro na vida pública para defender o estatuto verde do meio ambiente, do Partido Verde.
Tomaz Holanda assume como vereador contando com uma vasta experiência como parlamentar, já tendo assumido vaga de vereador anteriormente e também atuado como deputado estadual. “É uma experiência fantástica. Sinto-me orgulhoso por representar o povo aqui na Casa. A minha volta é uma alegria muito grande, pois poderei ficar mais focado e representar com mais ênfase o povo de Fortaleza.”
Sobre a decisão que lhe deu o direito de assumir o mandato, Thomaz explicou que foram levadas em consideração jurisprudências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), as quais determinam que o mandato pertence ao partido.
Gerôncio Coelho assume como vereador após assumir durante quatro meses o mandato de Paulo Facó (PTdoB) e promete levantar a bandeira da educação, da arte e da cultura. “Vamos realizar audiências públicas, apresentar projetos de lei e mobilizar Fortaleza. Sou defensor da ampliação da jornada escolar, dos projetos extracurriculares e conto com o apoio da casa, dos colegas vereadores e da Presidência que me acolheram tão bem.”
Já Martins Nogueira pretende realizar um trabalho de continuidade. Segundo ele, este é seu sexto mandato e o terceiro assumindo no lugar de um vereador que renunciou. “Vamos sentar à mesa e examinar os projetos que Eliane Novais vinha tocando, tentar encaminhá-los e resgatar projetos pendentes da minha gestão anterior.”
EN01/02/2011

ABERTOS OS TRABALHOS DA SESSÃO LEGISLATIVA DE 2011 NA CÂMARA MUNICIPAL
A Câmara Municipal de Fortaleza iniciou a abertura da terceira sessão da 16ª Legislatura com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, no pátio externo anexo ao plenário. O presidente da Casa, vereador Acrísio Sena (PT), agradeceu a presença dos parlamentares e demais autoridades no momento solene.
No hasteamento, Acrísio representou a Câmara Municipal, Waldemir Catanho, secretário de Articulação Política do Município, representou a prefeita Luizianne Lins, e o Cel. Sérgio Pedrosa representou a 10ª Região Militar. As bandeiras foram hasteadas ao som do hino nacional, entoado pela Banda da 10ª Região Militar.
Em seguida, os presentes foram convidados a seguir para o plenário, que abrigou a sequência de atos solenes de abertura dos trabalhos legislativos de 2011. Os demais membros da Mesa Diretora, 1º vice-presidente Adail Júnior (PV), 2º vice-presidente Carlos Mesquita (PMDB), 1º secretário Luciram Girão (PSL), 2ª secretário Casimiro Neto (PP), 3º secretário Antônio Henrique (PTN), além de diversos secretários municiais prestigiaram a solenidade.
AA01/02/2011











PRESIDENTE ACRÍSIO QUER A CÂMARA DANDO RESPOSTA PARA OS PROBLEMAS DA CIDADE
Fortalecer as comissões técnicas, respeitar a pluralidade da Casa e prezar pelos princípios de autonomia e harmonia entre os poderes. O presidente da Câmara Municipal, vereador Acrísio Sena (PT), abriu os trabalhos do Legislativo reafirmando a disposição posicionar o Legislativo na busca por respostas para os problemas de Fortaleza.
Tendo ao lado toda a composição da Mesa Diretora da Casa, a prefeita Luizianne Lins, o Cel. Sérgio Pedrosa, representando a 10ª Região Militar, e Rosimeire Brasileiro, representando a Procuradoria Geral de Justiça, o presidnete Acrísio destacou o papel do Legislativo de representar os anseios da população e influir no destino da cidade.
Acrísio citou grandes desafios, como a alta densidade demográfica na Capital, o trânsito congestionado, a proliferação do crack. Ele ressaltou ações como a criação da comissão Especial da Copa 2014 e da Comissão de Ciência Tecologia, que vão contribuir com as dez já existentes na Casa para o debate de propostas.
Também foram anunciadas mudanças na comunicação, como a rádio Fortaleza FM, emissora oficial da Câmara, com 24h no ar, inicialmente pelo prefixo 93.5. O objetivo final é conseguir uma concessão de rádio educativa para a Casa. Mudanças na TV Fortaleza também vão acontecer, para aprimorar a interação com o cidadão.
O presidente anunciou em plenário a posse dos vereadores Eron Moreira (PV), Gerôncio Coelho (PTdoB), Martins Nogueira (PSB) e Tomaz Holanda (PMN), que substituem os vereadores eleitos deputados Roberto Mesquita (PV), Eliane Novais (PSB), Paulo Facó (PTdoB) e Mário Hélio (PMN).
Relembrando o compromisso assumido durante a eleição da Mesa Diretora, Acrísio assegurou que vai fortalecer as comissões técnicas, contando inclusive com o apoio de instituições como a Universidade Federal do Ceará e a Ordem dos Advogados do Brasil. “Realizando o bom debate, vamos trazer prosperidade para todos nós”.
RC01/02/2011




LUIZIANNE LINS QUER PARCERIA COM O LEGISLATIVO
PARA MELHORAR A VIDA DO POVO
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, participou hoje, 1º, da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal e saudou todos os vereadores. Ela fez questão de ressaltar os nomes das vereadoras e parabenizar Magaly Marques (PMDB) e Eliana Gomes (PCdoB) pelas novas funções na Casa como presidentes das comissões de Legislação, Justiça e de Cidadania e de Direitos Humanos, respectivamente. “Nossas mulheres estão ‘bem na fita’ e provando que, na presidência das comissões, saberão dar seu recado.”
De forma bastante espontânea e sem seguir seu discurso, Luizianne fez um balanço das ações de seu governo em 2010. De início, ressaltou os dados do Censo 2010 que revelam Fortaleza como a capital mais adensada do Brasil para demonstrar os desafios da gestão municipal. A prefeita contou ainda sobre a dificuldade por que passou para sanar o déficit financeiro da Prefeitura quando a recebeu em 2005 e sobre sua peregrinação em busca de recursos para as obras.
“Falo isso para dizer que não é fácil buscar investimentos para uma cidade como Fortaleza. A máquina consegue custear a cidade, manter os serviços essenciais. Mas para qualquer obra que se vá fazer fora desse custeio não tem recursos.” A prefeita citou o andamento de importantes projetos que estão em curso, como o Hospital da Mulher, os Cucas das Regionais V e VI (a obra do primeiro, segundo ela, já está bastante avançada; para o segundo, já foi iniciado o processo de licitação) e ações de urbanização da orla, como o Vila do Mar, que beneficia o Pirambu. Luizianne anunciou ainda que captou recursos do Prodetur para realizar o projeto de reordenamento da Beira Mar, objeto de concurso nacional de idéias promovido em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), e conseguiu R$ 77 milhões do PAC 2 para o Serviluz.
PRESTÍGIO – Luizianne Lins elogiou o prestígio de Acrísio, atribuindo-o a seu trabalho na gestão como presidente do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh) e ressaltou a presença de praticamente todos os secretários e coordenadores da administração na abertura dos trabalhos. “Isso motiva que a relação institucional seja respeitosa, autônoma e independente, mas, acima de tudo, que caminhe para o mesmo lugar, que é melhorar a qualidade de vida do povo de Fortaleza.”
A prefeita disse também que espera estar mais presente no cotidiano dos vereadores e contar com a colaboração de todos para promover a melhoria da qualidade de vida da população. “Não se faz uma Fortaleza bela, justa, democrática e humana só através de determinações de governo. Se a sociedade civil e todas as autoridades públicas, em especial vocês vereadores, que são o coração da representação pública, não se unirem num mutirão, não chegaremos lá. A utopia da Fortaleza Bela, por bem ou por mal, é criticada, mas perseguida, as pessoas querem ver acontecer. Nós acreditamos que estamos no rumo certo.”
EN01/02/2011


PRESIDENTES DE COMISSÕES TÉCNICAS
FALAM DAS EXPECTATIVAS PARA 2011

O início dos trabalhos legislativos de 2011 na Câmara Municipal de Fortaleza, impulsiona o papel da Comissões Técnicas da Casa. Esta potencialização das Comissões vem como um novo desafio para os seus presidentes, que irão pautar e debater os principais problemas da Capital.
A presidente da Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, vereadora Magaly Marques (PMDB), com 18 anos de mandato na Casa, falou com entusiasmo do desafio de ocupar o cargo. A parlamentar enfatizou a relevância da Comissão para funcionamento do Legislativo, comprometendo-se a desempenhar a função com responsabilidade.
“Estamos preparados para o desafio”, enfatizou o vereador João Batista (PRTB), presidente da Comissão de Orçamento. O parlamentar destacou a motivação em assumir o grupo, pedindo a colaboração de todos os vereadores nos trabalhos da Comissão. Uma reunião entre os membros está sendo organizada para a próxima semana, que irá trançar as ações da Comissão.
À frente da Comissão de Diretos do Consumidor pela segunda vez, o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) diz que a expectativa é de muito trabalho, tendo em vista “um maior conhecimento de causa”. O parlamentar ressaltou a visita ao Procon-Assembleia, uma ferramenta de amparo ao consumidor cearense. Ele destacou também a importância do apoio da Mesa Diretora da Casa nos trabalhos da Comissão.
AA01/02/2011


--
Câmara Municipal de Fortaleza
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário