Coluna do blog


Uma viagem diferente
Buenos Aires (Argentina) 30 graus -Chovendo-
Faz muito tempo acompanho presidentes pelo mundo. E no mundo tenho feito cobertura onde estão reis e príncipes e rainhas e presidentes, primeiros-ministros e outros tipos de autoridades cujo nomes nem sei mais, como ayatolá, papa, autoridade, seja o que for. Todo mundo tem um roteiro, um programa, uma coisa a cumprir do primeiro até o último instante. Aqui, o último instante foi ontem. Pouco antes de a presidenta chegar, depois de mudar a data da viagem pelo menos umas três ou quatro vezes, segundo dizem a pedido da Chancelaria argentina, soubemos que nós jornalistas não teríamos uma credencial. Como não ter uma credencial? Ficamos assustados. Velha raposa, preparei outras credenciais e as trouxe na bolsa da guerra, pois... se preciso... É que argentinos e brasileiros, estes modernos brasileiros da era Dilma, entenderam por colocar na porta dos eventos uma relação com os nomes dos credenciados, que nem aquele negócio de casamento de bacana, que recebe um convite em casa, mas se esquecer tem que passar pelo crivo do computador. Isso, porém é o de menos, que jornalista, na cabeça de muitos deles só serve mesmo pra encher o saco da autoridade. O melhor Hotel de Buenos Aires, o Fours Sesons, botou até bandeira brasileira no mastro para receber a presidenta Dilma, que dormiria ali de domingo pra segunda. No sábado a dormida caiu. E o que seria segunda-feira, voltou a ser segunda-feira. Pior; empurraram a chegada pras 11 horas e o primeiro compromisso às 11 e 20 horas da manhã na Casa Rosada. E tome reunião e uma demora total de cinco horas e meia em solo argentino. E foi de bom tamanho.

Tititi
Dilma e Cristina trocaram figurinhas incríveis no primeiro encontro entre ambas. Nos cumprimentos, claro. Na frente de todo mundo, um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas e 12 jornalistas, apenas 12, onde um deles era eu, seis argentinos e seis brasileiros, falaram dos vestidos de ambas e das ministras do governo Kirschner. Um tititi da melhor qualidade. coisa de mulher que por um instante esqueceu que eram presidentes de Repúblicas. Ou então era pra ser assim mesmo.

• ciúme e fuxico -
Na chancelaria brasileira aqui, foi feita um ligeira reunião, de ultima hora, para explicar coisas que estariam para acontecer. Uma delas versou sobre o detalhamento da cobertura. Lugares, quem entra e tal.

• no almoço -
Quem vai pro almoço, perguntou uma coleguinha. As duas equipes de trabalho mais as presidentas. E por acaso não vai ter jornalista argentino convidado, insistiu a moça perguntadeira.

• é comum -
Geralmente no país do visitado se costuma convidar um ou outro jornalista para compor a mesa. É uma gentileza do país que recebe a visita. Aí a moça deu a definitiva: Tem fundamento que a Argentina vetou nomes de jornalistas brasileiros no almoço? Imagina de onde ela é!

• mais uma -
Aí, um repórter fotográfico também soltou a sua: Ei, disse ele para o moço da Imprensa do Itamaraty que é quem cuida da viagem; ...Será que no encontro com as Mães e Avós da Praça de Maio não se consegue que Dilma ponha o manto de uma delas sobre a cabeça?

• desisti -
Lo juro, dizia uma amiga minha no mais castiço espanhol, que yo tuvo una volontad de morir. Mas deixando o barco andar, foi assustador ver o nível da dita grande imprensa, aquela que polui o noticiário nacional e internacional a partir de Rio, São Paulo, Brasília. Fora desse eixo só eu.

Curiosidade
Os atos conjuntos, Brasil/Argentina, foram assinados na Casa Rosada, que aqui chamam também de Casa de Gobierno na área bastante interessante, pelo fato de que são duas presidentas à frente de importantes nações: Salón de las Mujeres.

• aliás... -
A Casa Rosada costuma fazer um périplo interno com seus visitantes. Ontem, Dilma foi recebida no Salón Blanco, levado ao Salón de Despachos de la Presidenta, recebeu lãs Madres e Abuelas de la Praça de Maio no Salón de los Científicos.

• e mais... -
A reunião ampliada, com todos os membros das duas equipes foi no Salón de las Mujeres e onde se fizeram a assinatura dos atos conjuntos para em seguida se passar ao Salóßn de Prensa para a declaração conjunta à imprensa. Não estava prevista entrevistas mas...

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário