Coluna do blog


Quando a Justiça atrapalha
Será burro ou mal-intencionado aquele que disser que a Lei da Ficha Limpa não é um passo à frente na política nacional. Será apenas mal-intencionado aquele que usar a Ficha Limpa, ou suja, como queira, para tirar proveito contra suas antipatias. Pior; será, no mínimo, tendencioso aquele que disser que a Ficha Limpa não quebrou uma regra do jogo que é; nada vale para atrapalhar uma eleição, menos de um ano da própria. E isso ocorreu no Brasil com a anuência dos Tribunais Eleitorais nos Estados e em Brasília, no Superior.

Atrapalharam processos, tiraram de circulação e voltaram à circulação nomes eleitos e não eleitos, por conta de interpretações ao prazer de advogados, na deles, em busca de seus ganhos de vida. Advogado ganha para fazer a lei a favor de seu cliente e Juiz, para interpretar artistagens. O Ceará foi vítima de muitos desses momentos, destruindo a paz de eleitores e candidatos, tidos como inelegíveis. Alguns entraram, outros ficaram de fora, mas todos sofreram a dor da incerteza, a desilusão e a descrença numa das instituições a quem todos recorremos quando nos achamos agredidos em nossos direitos. Em 2012, tem eleição outra vez. Será que no ano que vem teremos outras mudanças tão estúpidas como essas fora de hora? Eleições por esses preços e valores destroem prazeres construindo feudos e novas economias.

O dia da caça
O presidente da Assembleia do Estado, recém-eleito, Roberto Cláudio, brinca de repórter, invertendo os papéis. O entrevistado, de brincadeirinha, é este humilde caçador de notícias.

• janeiro luz - Em janeiro, a cidade de Graça foi a que registrou a maior quantidade de raios, com 198 de um total de 4.588 caídos no Ceará. Graça já registrou o mesmo número de votos dados a um candidato em primeiro e segundo turnos de uma eleição. O raio cai, sim, no mesmo lugar... cê sabe.

• deu no boletim do governo - “Volume dos açudes aumenta com as recentes chuvas.” Não seria, por acaso, o volume das águas dos açudes que aumentou? Com todo o respeito.

• festa sobralense - Dezenas de sobralenses, dos mais ilustres, honraram Brasília com suas presenças para a sexta posse consecutiva do Padre Zé na Câmara Federal. Sobral é Sobral, apesar dos agregados.
• forte - Sobral é forte na Assembleia. São sobralenses, Patrícia Saboya, Ivo Gomes, Moésio Loiola, Ferreira Aragão, João Jaime e Tin Gomes. Sem falar em Roberto Claudio, filho de mãe sobralense.

• teste - O Brasil assumiu, mais uma vez, por um mês, a presidência do Conselho de Segurança da ONU. De teste em teste...

• chamou pra grande - No discurso de Roberto Cláudio na presidência da Assembleia do Estado, um trecho chamou as atenções de quem entende...

• o texto - Roberto Cláudio quer trabalhar com a Universidade, com o pensamento acadêmico. É a origem do filho do pai ex-Reitor e da vida universitária rica e empreendedora.

Cabelo e bigode
Neto Nunes era feliz que nem pinto no lixo, na Assembleia, na hora da posse. Subiu ao pódio dos eleitos e virou segundo Secretário da Mesa. O Icó ficou vazio de mais de 400 eleitores que vieram.

• outro - Cumprimentadíssimo e elegantérrimo, Duquinha virou estrela na posse dos novos deputados. Ele voltou pra AL em grande estilo bombando nos votos.

• galho quebrado - O novo aeroporto de São Benedito que o Governo Cid fez, aumentou a pista para 1.500 metros e balizamento noturno. Num aperto recebe um jato grande e anima o turismo na Ibiapaba.

• haja festa - Teve salgadinho, refri e água que passarinho não bebe, aos cântaros, entre amigos, parentes e correligionários de deputados empossados na terça-feira.

• animadíssimo - Sem dúvidas o gabinete mais alegrinho era o de Rogério Aguiar, conhecido animador das noites, e dias, do Marco. Teve red, violão e até o Bigorrilho cantando Súplica Cearense.

• culpa da cagece - A prefeita da Fortaleza esburacada dividiu, quer dizer, empurrou pra Cagece, muitos dos pepinos pelas crateras da cidade. E disse que, com chuva não dá pra remendar. Em Belém, dá.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário