Contato

Coluna do blog

O preço da escola
Talvez o parceiro aí não ligue a mínima mas nós aqui, que nem filho de idade de pré-escola temos mais, andamos coçando a mufa com a zona que cerca o ensino brasileiro. Não bastasse o que se paga por uma educação de segunda ou o que não se paga por uma educação pública que não existe, há um treco chamado imposto sobre itens que a meninada é obrigada a levar para a escola que assusta qualquer cristão. Vejamos: no preço de uma borracha, 43,19% são impostos; numa caneta, 47,79%; num lápis, outros 34,99%; na mensalidade escolar, os impostos são de 26,32%; na mochila, 39,62%; e até numa pequena régua, 44,65% são tributos. Agora vem o pior: a qualidade do serviço devolvido em troca do imposto embutido no fiofó do Judas tem o mesmo peso do nível dos professores de escolas desde o primário até a faculdade, sejam elas as integradas ou as desintegradas, jogando no mercado a preços exorbitantes, profissionais de qualidade duvidosa e aprendizado idem. Isso quando não nos entrega jornalistas analfabetos, advogados que não escrevem um petição, engenheiros que não conhecem um prumo ou médicos incapazes de receitar corretamente um cibazol.

Lixo de flores
Quase na esquina da rua Padre Valdivino tem uma montanha de lixo de flores crescendo há oito dias. Vêm de funerárias da região.

• tempo medido -
O semáforo da esquina da OAB, no final da Desembargador Moreira dura apenas cinco segundos, mediu um atento observador da cena. Aí vira caos.

• loucura - O trânsito de Fortaleza, aforamente os buracos naturais e os provocados está pondo motoristas loucos. Tem gente pirando nas ruas e avenidas da cidade.

• mistura fina -
O novo CD do Ba Freyre, cantor e compositor nosso que hoje mora em Israel é pra disco de ouro, se ainda houvesse quem comprasse disco.

• pitaco do fiuza -
O arquiteto Luiz Fiuza aposta numa riqueza enorme do Ceará se fechássemos os Inhamuns para produção de energia solar.

• haja multa -
Cidadão mandou máquina de pintar estrada em cima de um caminhão pra trabalhar em Sobral. Fiscal da Fazenda do Estado queria nota fiscal de transporte. Vai dar desdobramento.

• Âncora no carneiro -
O restaurante Âncora, na Beira-Mar, que já foi o Faustino, acabou com a hegemonia do menu puramente francês e botou um carneirinho nosso de cada dia. Comidinha regional spice.

Mineiridade
Os mineiros do Skank adoraram o cardápio do Âncora e se esbaldaram na lagosta, seguida de um sorvete de gengibre. Eu vi.

• viagem - Será amanhã a viagem da Comissão de deputados estaduais que vai ao Cariri ver os estragos feitos pelas chuvas em Crato, Juazeiro, Barbalha, Icó e Lavras da Mangabeira.

• ely preside -
A viagem terá o comando de Ely Aguiar que requereu a Comissão composta ainda por Welington Landim, Neto Nunes, Sineval Roque e Camilo Santana, hoje secretário de Estado.

• bbb -
Tem neguim arregimentando companheiros para a formação de um carnavalesco grupo que receberá o nome gentil de Bloco do Buraco Belo.

• pirataria -
A PF fechou rádios piratas em Tianguá. Um sargento da PM mandou reabrir. Edilmar Norões, presidente da Acert reagiu: “É desmoralização o desrespeito às determinações da Anatel.”

• águas de março -
Desembarca esta semana em Brasília a equipe precursora dos EUA que vai preparar a visita de Obama a Dilma, em março.

• achado no claro -
O portal iG foi achar Cid Gomes na Europa pra perguntar sobre o apagão no Brasil. Cid pulou: - Não chegou nem perto do apagão do Fernando Henrique.

• grandes projetos -
Se bem conheço o Paulo Linhares, o bicho vai pegar com ele à frente do Inesp, o braço cultural da Assembleia do Estado.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário