Contato

Ex-governador Gonzaga Mota lança hoje "Textos para Reflexão"


Já citado aqui, faz mais de mes,Gonzaga Mota, ex-governador e deputado federal, lança hoje, às 19h, na Livraria Cultura, a coletânea “Textos para Reflexão”, que traz pronunciamentos feitos por Gonzaga, 68 anos, na Câmara dos Deputados e no Parlamento Latino-Americano.

“São 68 contos extraídos de discursos meus. Não estão em ordem cronológica. Alguns são atuais, outros são mais antigos e servem de referência histórica. O objetivo do livro é ser uma referência”, disse Gonzaga ao jornal O Estado. Gonzaga foi secretário de Planejamento de Virgílio Távora e governou o Ceará entre 1983 e 1987. Na Câmara, cumpriu três mandatos, elegendo-se em 1990, 1994 e 2002. Prefaciado pelo amigo e ex-deputado Antônio Câmara, “Textos para Reflexão” apresenta a opinião de Gonzaga em temas como religião, educação, literatura e, claro, política. “O livro obviamente tem assuntos políticos, mas não é dirigido especificamente à classe política. É dirigido para aquele que gosta de ler, que gosta de pensar, de refletir, inclusive sobre política”, afirma o ex-governador.

Num dos textos, Gonzaga escreve sobre a emoção que sentiu ao ser citado pelo ex-senador e radialista Cid Carvalho como figura de participação ativa em dois acontecimentos mais significativos da política brasileira: a redemocratização, com a eleição de Tancredo Neves, e a elaboração e implantação do Plano Real, da qual ele foi relator na Câmara.

“Se na redemocratização vivi uma grande experiência política, na relatoria do Plano Real consegui uma visão fantástica na área econômica”, escreve Gonzaga. Outro motivo de orgulho é o elogio de Ulysses Guimarães à sua pessoa, impresso na contracapa do livro: “Ulysses ter dito aquilo é uma honra para mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário