Contato

Fernando Hugo anuncia pedido de CPI para combater as drogas


O deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (18/02) que vai apresentar pedido para instalação de uma CPI, para diagnosticar em todas as suas vertentes o problema das drogas no Estado. Ele sugeriu que o Governo deveria implantar clínicas de recuperação em todas as regiões do Estado, a começar pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O parlamentar considera que milhares de pessoas precisam de recuperação e muitos deles não têm condições de pagar pelo tratamento.

Para Fernando Hugo, o hospital salva um doente. “Um centro de recuperação e ressocialização livra um jovem das drogas e impede que ele volte a matar, estuprar, roubar”, acentuou. O deputado revelou que a internação custa por pessoa até R$ 5 mil por mês, tornando inviável para a população menos favorecida economicamente. “O adicto perde o senso de respeitabilidade social”, disse.

O deputado observou que, na RMF, foram mais de 1800 homicídios no ano passado, a maioria com o envolvimento de pessoas que fazem uso de drogas. “Esse assunto é muito sério. É preciso que o traficante não seja preso pela manhã e solto à tarde”, avaliou. O parlamentar lembrou ainda que a droga é excessivamente democrática. “Penetra na casa do pobre, do rico, do preto, do branco, do religioso e do ateu. Há pessoas que não sabem onde os filhos estão”.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que a presidente Dilma Rousseff, ao abordar o problema da droga, citou a peça Édipo Rei, onde é dito “decifra-me ou te devoro”. Segundo o deputado, ou fazemos o combate ao mal, ou toda sociedade irá pagar.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que veio à memória Silas Monguba, responsável pelo centro de recuperação Desafio Jovem. Revelou ainda que recebe diariamente visitas de pais, querendo tirar os filhos do mundo das drogas. “O Governo tem que apresentar alternativas. Precisar fechar as porteiras para a droga não entrar. Não adianta se criar várias clínicas, se as nossas divisas são portas de entrada e estão sem policiamento”, considerou.

Sérgio Aguiar (PSB) também assinalou que ontem foi lançado pela presidente Dilma um plano de combate às drogas. Mas é preciso engajar toda a sociedade para uma solução. “Ainda não estava previsto a participação de entidades privadas que fazem esse tratamento, para concedermos a essas pessoas voltarem a convívio social”, disse.

O deputado Manuel Duca (PMDB) observou que deveria haver nos municípios agentes policiais com especialidade só em drogas. “Sabemos quem são os traficantes e usuários. Então não é tão difícil identificar. No meu entender, precisa de um efetivo só cuidando dessa parte”.

O deputado Welington Landim (PSB) defendeu que o Inesp promova um seminário para fazer um diagnóstico da quantidade e da necessidade real de intervenção dos governos Federal e Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário