Contato

Orós ganha fábrica de gelo para escoar produção de peixes

Os pequenos produtores que integram a Associação de Produtores do Sítio Jurema, em Orós, ganharam mais um reforço para a atividade da piscicultura. A entidade acaba de ser contemplada com uma fábrica de gelo conquistada pela Prefeitura Municipal de Orós por meio de um edital do Ministério da Pesca e Aquicultura, que agraciou oito municípios nordestinos, entre eles, Orós.

A instalação da fábrica de gelo no sítio Jurema foi uma decisão estratégica que objetiva atender à produção local e dos sítios Jardim, Pereiro dos Pedros, Brejinho, Montante e Saco. A fábrica possui capacidade para três mil quilos de gelo por dia, que serão utilizados para o escoamento da produção de peixes.

“O município de Orós tem avançado muito na piscicultura. Agora, com a fábrica de gelo, esses sítios, que são destaque na produção de peixes, poderão escoar melhor sua produção e ampliar sua atuação na área, expandindo a comercialização dos peixes e produtos derivados”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

MERCADO CONSUMIDOR
Atualmente, o município de Orós conta com 22 grupos de criação de tilápia em tanque e rede, com produção mensal de 150 toneladas, maior que a do Açude Castanhão. A atividade beneficiando diretamente mais de 370 famílias. Para estimular ainda mais a atividade e dar condições para que esses produtores obtenham sucesso, a Prefeitura de Orós, por meio da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, contratou um zootecnista para prestar assistência técnica e acompanhar os 22 grupos de criação de tilápia.

Além dos peixes tratados, a Associação e Produtores do Sítio Jurema fabrica uma série de alimentos à base do produto, como bolinhas, linguiça e buchadas de peixe. Esses produtos são comercializados para os municípios da região, com destaque para as prefeituras municipais, que compram os alimentos para complementar a merenda escolar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Penso eu - Quando o correto Uirandé Augusto Borges, engenheiro militar foi Diretor Geral do DNOCS, um homem honesto e trabalhador, foi instalada em Orós uma fábrica de gelo e um frigorífico para acondicionar o peixe que não deveria ser salgado. É bom que se lembrem disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário