Sequestro virtual: presos do Ceará apavoram o Maranhão

“A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Polícia Civil do Maranhão, alerta a população sobre os riscos do sequestro virtual e como evitar para não se tornar mais uma vítima do golpe. De acordo com as investigações, a Polícia descobriu que a ligações são originadas de unidades prisionais dos Estados do Ceará e Rio de Janeiro.
Seis ocorrências já foram registradas em delegacias de São Luís e no interior do Estado. No último caso registrado em São Luís, uma vítima teria sacado cerca de R$ 10 mil e depositado em conta laranja, utilizada para guardar o dinheiro. Estima-se que no estado, os prejuízos cheguem a R$ 20 mil.
Segundo o delegado Augusto Barros, do Grupo de Resposta Tática (GRT) da Seic, o criminoso utiliza a forma clássica desse tipo de golpe, quando, de dentro de um presídio, aborda a vítima por meio de um aparelho celular.
De acordo ainda com o delegado, o criminoso se passa por um bombeiro ou policial, avisando que alguém da casa sofreu um acidente. A farsa tem o objetivo de colher informações, e logo depois anunciar o sequestro, tentando extorquir grande quantidade de dinheiro.
Em outros casos, o bandido diz ter sequestrado algum morador da casa. Para intimidar ainda mais a vítima, ele coloca uma pessoa chorando, que se passa pelo “parente sequestrado”, forçando o interlocutor a pagar o “resgate” rapidamente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário