Contato

Assembleia debate Reforma Política

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta sexta-feira, 6 de maio, a partir das 14h30, no Complexo das Comissões, audiência pública com a finalidade de discutir o tema “Reforma Política e Movimentos Sociais”.

A audiência atende a requerimento do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), presidente da Subcomissão de Reforma Política da Casa, e contará com a participação do diretor do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e um dos coordenadores da Plataforma pela Reforma do Sistema Político, o filósofo José Antonio Moroni, além de diversas entidades representativas dos movimentos sociais, como Cearah Periferia, CUT, Fetraece, fórums, coletivos e sindicatos de trabalhadores.

Segundo o deputado Dedé Teixeira, o debate sobre o tema com os movimentos sociais é necessário. “A Plataforma pela Reforma do Sistema Político foi construída pelos movimentos sociais com a participação de mais de 30 entidades em nível nacional. Há pelo menos cinco anos, essas entidades vêm pautando o debate da participação e do controle social no processo de discussão da reforma política. Eles têm propostas, e é imperativo que participem da discussão”, coloca.

Entre os integrantes da plataforma, está o Fórum Nacional de Participação Popular, do qual a ONG Cearah Periferia faz parte. Segundo Marta Silêda, do Cearah Periferia, o debate promovido pela Assembleia Legislativa permitirá aos movimentos sociais apresentarem suas propostas a respeito da Reforma Política. “Além disso, o Parlamento, como caixa de ressonância dos anseios populares, é espaço adequado para que o Ceará debata e formate suas propostas a serem encaminhadas ao Congresso Nacional. A reforma é urgente, mas tem que ser feita com responsabilidade, de maneira a refletir a vontade popular”, coloca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário