Contato

BNB - Aumenta especulação sobre saída de Smith

Permanecem fortes as especulações em torno do impasse da sucessão do Banco do Nordeste (BNB), um dos cargos da região Nordeste mais cobiçado. Foi publicado em um site cearense, na última quarta-feira, que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia retrocedido da indicação do funcionário de carreira do Banco do Brasil, Miguel Terra Lima. Fato ocorrido devido ao prestígio do governador Cid Gomes (PSB) junto a presidente Dilma Rousseff.

Ontem, após a posse dos novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), no Palácio Abolição, o governador Cid Gomes não ratificou tal afirmativa. Mas, confirmou que esteve conversando com o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, quando de sua ida à Brasília, na última quinta-feira. Ele lembrou que, no mês passado, juntamente com a bancada federal, construiu a articulação, e que seu papel é de “moderador” nas negociações junto à Esplanada dos Ministérios.
Segundo ele, cabe ao deputado federal José Guimarães a responsabilidade de indicar um novo nome para a presidência do BNB. “Na reunião da bancada, a decisão é de que caberia ao deputado Guimarães a indicação, a sugestão de nomes para a o Banco do Nordeste. E isso ele fez. Estou só como um responsável por esse esforço, defendendo que esse esforço atinja os seus objetivos”, citou.

NOVOS NOMES
Nos bastidores, especula-se que dois novos nomes estão sendo avaliados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De um lado, José Sydrião Alencar, funcionário de carreira da própria instituição. Do outro, Eduardo Oliveira Martins, servidor da diretoria internacional do Banco do Brasil.

Cid, todavia, não confirmou nenhum nome. Porém, deixou escapar que “as coisas estão começando a acontecer”. O governador afirmou ainda que, pessoalmente, não fará indicações. Embora, tradicionalmente, o cargo seja ocupado por cearense, Cid assegurou que a indicação seguirá os princípios do governo federal. Ou seja, critérios técnicos. “Defendo que este esforço atinja seu objetivo”, salientou o governador.

Guimarães, por sua vez, defende a manutenção do atual presidente do BNB, Roberto Smith. Durante toda tarde de ontem, a equipe do jornal O Estado tentou entrar em contado com o parlamentar. Porém, as ligações não foram atendidas, nem houve retorno.
Também tentamos conversar com Roberto Smith, mas, segundo informação do BNB, ele está em Assunção, no Paraguai, onde participa da 41ª Assembleia-Geral da Associação Latino Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento Econômico (Alide).

ESTRADAS
Sobre a polêmica envolvendo as péssimas condições das rodovias cearenses, o governador Cid Gomes defendeu um boicote às matérias de interesse do Ministério dos Transportes. “Numa matéria que trate especificamente do Ministério dos Transportes, eu acho que a bancada poderia fazer um gesto e fazer um boicote a essa matéria. Foi uma sugestão que eu dei e, é claro, se dei, mantenho até que alguém me convença do contrário”, sugeriu.

O governador voltou a defender a bancada federal do Ceará. Para ele, quem tem “responsabilidade” de manter, conservar e reconstruir estradas federais é o Departamento Nacional Infraestrutura de Transporte (Dnit) e Ministério dos Transportes. “A tarefa da bancada é legislar”, ressaltou. (Laura Raquel, da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário