Coluna do blog



A dengue está matando no Ceará
Ligue o rádio, veja na tv, leia nos jornais: Os corredores dos hospitais estão lotados, o povo, quando é atendido, está em macas ou no chão. Ninguém aprofundou até hoje esse problema, porque ninguém quer ir além da pele, por interesse, desatenção ou incompetência mesmo.

Interessado em dizer o porquê, atento ao que ocorre à minha volta e buscando ser competente para merecer sua atenção e leitura, fui saber o que está ocorrendo. Um médico, desses que gostam daquilo que fazem e fazem um póuco além do salário, vindo do interior onde o povo sofre de verdade desabafou: 60% dos nossos atendimentos são por Dengue.

Daí a peste, a praga, a lotação, as mortes. Há uma peste, não uma epidemia de Dengue no Ceará e ninguém diz nada, ninguém faz nada. Absolutamente nada. O Governo é impotente, a Prefeitura é impotente, o Ministério da Saúde é impotente. E de impotência em impotência o país perde milhões todo dia, seja pela doença que mata e mata a força de trabalho, seja pela vida que se esvai. O Ceará está morrendo de Dengue como morre de Aids o povo pobre e preto da África, dos desertos que conheço porque fui lá, ver de perto, sentir o drama, afagar minha curiosidade de um dia poder dizer: é feia, muito feia a cara da morte. O Ceará está morrendo de Dengue e ninguém faz coisa nenhuma.

A frase: “Cachorro mordido de cobra...se a bruta for venenosa, morre.” Atualizando os adágios.

A realeza moderna
Não são mais meninos. Ela tem 29, ele 28, seis meses mais novo. William e Kate casaram. Fui um dos 2 bilhões a assistir ao casamento real que, caindo na real, e sem trocadilhos, já vivem juntos desde a faculdade. São formados em história da arte na mesma escola superior. Pois bem, que sejam felizes para sempre

• A Pedra é branca. Quando Jurandi Frutuoso era Secretário de Saúde do Estado, chamou Chico Ernesto, prefeito de Pedra Branca (terra natal do secretário) e decretaram, juntos, o fim da dengue no município.

• Adversários. Eram adversários políticos. Frutuoso queria o lugar de Chico Ernesto pra mulher dele, mas o povo e a saúde estavam acima de tudo.

• Morte à dengue. A ação conjunta e a coisa levada a sério pelo Prefeito, matou a Dengue em Pedra Branca. Chico Ernesto perdeu a Prefeitura pra Antonio Góis, aliado de Jurandi.

• Zero. Góis deu segmento ao trabalho do superadversário. Continuou fazendo o dever de casa pela cartilha do inimigo. De lá até hoje, quase 12 anos passados, não há um só caso de Dengue em Pedra Branca.

• Coisa de sapato. Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Precisa do gênero? Quem disse que mulher precisa dizer que também trabalha ou que às vezes trabalha até mais que o homem? Idiotice de cabecinhas invertidas.

Dúvida
O Ministério Público, segundo o deputado Fernando Hugo acha que tem “coisa” quando proíbe jogos no Presidente Vargas duvidando dos laudos da Polícia e dos Bombeiros. Tá danado!

• O PS dos FGs. A Folha de São Paulo disse, com base em informações do famoso jornalista Donizete Arruda, que Ciro e Cid Gomes estariam arrumando os papéis para criarem um partido deles, por onde Ciro poderia ser candidato a presidente da República.

• Água limpa. Fui à fonte e à turma dos dois. Donizete ratificou que Cid chegou a conversar com Gilberto Kassab, esse aí que tá criando o PSD, acabando com metade dos tucanos e dos DEMocratas.

• O quê? Cheguei aos aliados mais chegados dos FGs, Roberto Cláudio, Zezinho Albuquerque e Tim Gomes: Sabem da criação do PS pelos irmãos?Resposta num uníssono, até porque estavam juntos: PS o quê?

• Poucos sabem. O Exército tem um adido militar junto à Assembleia do Estado do Ceará. O preço da liberdade é a eterna vigilância, diz o pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário