O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) voltou a sugerir a realização de reunião emergencial entre representantes do governo federal, do governo do Ceará e da prefeitura de Fortaleza para discutir a situação da saúde na capital cearense. O parlamentar denunciou em Plenário o caos no sistema público de saúde do município. Ele destacou os recorrentes incêndios no Instituto Dr. José Frota (IJF), o maior hospital de urgência e emergência do Ceará. Em menos de um ano, relatou, três princípios de incêndio no terceiro andar do hospital, onde ficam o centro cirúrgico e a sala de recuperação, interromperam cirurgias.
Segundo Forte, a unidade vive uma crise, em razão, por exemplo, de cancelamentos de contratos de manutenção de equipamentos especiais, como elevadores hospitalares e ar condicionado. "Falamos aqui de questões estruturais no IJF, mas a crise é geral. Os Frotinhas e os Gonzaguinhas, hospitais dos bairros mais populosos de Fortaleza, que recebem pacientes cirúrgicos e com traumatismo, estão paralisando suas atividades por falta de funcionários", afirmou.
Danilo Forte destacou ainda a importância da Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para apoiar a prestação de serviços médico-hospitalares, laboratoriais e de ensino e pesquisa nos hospitais universitários federais.
Relator da proposta, ele lembrou que o objetivo da nova empresa é resolver problemas na contratação de trabalhadores para esses hospitais, hoje em grande parte fornecidos por intermédio das fundações de apoio das universidades. "A MP oferece solução para crises que se sobrepõem e se arrastam por anos de precarização das universidades, de financiamento insuficiente e da falta de incentivo", disse o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário