Este blog anunciou faz pelo menos 15 dias : O IJF não será mais hospital escola.
Um susto: o maior hospital de urgência do Ceará, o Instituto José Frota (IJF), não seria mais reconhecido como Hospital-Escola. A informação não foi confirmada por representantes da unidade. Entretanto, um documento, elaborado em abril pela Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde, faz referências a algumas adequações. O IJF tem 60 dias para sanar as deficiências apontadas.
Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Traumatologia e Ortopedia são as especialidades que fazem parte da residência no hospital. O suposto descredenciamento “caiu” como uma bomba entre os estudantes de Medicina do Estado. “Todos estão comentando, preocupados principalmente com o atendimento à população. O IJF só vai para frente com o trabalho dos residentes”, afirmou Gustavo Guimarães Barreto Alves, que está no oitavo semestre do curso.
DEFICIÊNCIAS
Segundo informações fornecidas pela assessoria de comunicação do IJF, em nota, as solicitações exigidas pelo Ministério da Saúde foram: atualização da biblioteca de pesquisa, ampliação do acesso dos estudantes ao Portal Capes, que contém publicações científicas; formalização de convênio com outra entidade para suporte de referência em leitos hospitalares, melhoria das acomodações dos residentes e apresentação de atas da comissões gestoras e o acompanhamento da comissão de ética e pesquisa.
Sobre as providências para que o descredenciamento, de fato, não aconteça, algumas resoluções já estão em execução, de acordo com informações do IJF. A atualização das publicações deverá ser incorporada ao hospital após convênio firmado com a Faculdade Christus. O acesso à internet existe, porém, através de apenas três computadores. Requisições de compra e parcerias que viabilizam a disponibilização de novos equipamentos estão em andamento.
No que diz respeito aos convênios com outra unidade de saúde, o IJF está em negociação com a Santa Casa de Misericórdia. A disponibilidade de leitos no outro hospital é uma das promessas, há tempos, para desafogar o alto número de atendimento e internação do IJF. As acomodações dos residentes já estão recebendo melhorias e, quanto às comissões, uma nova diretoria executiva foi nomeada para dar os devidos encaminhamentos.
DESTAQUES
No início de 2011, 49 médicos em processo de residência no IJF, foram aprovados em suas respectivas sociedade, ou seja, na especialidade que escolheu. Anestesiologia obteve o primeiro lugar nacional e residência em ortopedia e traumatologia possui 100% de aprovação desde 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário