Um mandado de prisão, expedido pela Justiça do Ceará, resultou na detenção do gerente do tráfico da Rocinha, Antônio Ancelio Lira Sales, o Brow, 33, na tarde desta quarta-feira (25), em uma casa de luxo no município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a 60 quilômetros a capital carioca.
Brow, que ficou conhecido o “valente soldado” nas guerras entre facções criminosas, nos morros do Rio, é acusado de tentativa de homicídio e homicídio contra um soldado e um tenente da Polícia Militar do Ceará, no ano de 2004, durante uma discussão em uma casa de show no município de Cariré, no Noroeste do Ceará, a 268 quilômetros de Fortaleza. O traficante ainda responde a processos nos municípios cearenses de Sobral, Forquilha e Reriutaba, todos na mesma região.
Segundo a Polícia do Rio, o traficante estava em fuga da comunidade de São Conrado, onde há pouco recebeu a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
De acordo ainda com a Polícia, Brow é homem de confiança do chefe do tráfico na Rocinha, Antônio Bonfim Lopes, o Nem. O bom relacionamento entre os dois traficantes teve início em abril de 2008, durante o confronto armado entre as facções de Nem e de Inácio de Castro Silva, o Canelão, que se aliou a Artur Silva Pereira, o Schumacher. No confronto, os dois rivais e mais oito traficantes foram mortos, conforme dados da Polícia do Rio.
Carreira passa pelo Ceará
Brow se firmou como gerente do tráfico da Rocinha, seis meses depois da prisão do ex-gerente João Rafael da Silva, o Joca da Rocinha, surpreendido no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, em uma operação conjunta das polícias do Rio e do Ceará.
Antes de Joca da Rocinha, a gerência do tráfico em um dos principais pontos de venda de drogas do Rio era do cearense Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi, morto em uma troca de tiros com policiais cariocas, em outubro de 2005. Erismar Rodrigues ficou conhecido pelo suposto controle de uma linha de ônibus intermunicipal entre a Rocinha e o município cearense de Varjota, também no Noroeste do Estado, a 297 quilômetros de Fortaleza.
Li no eliomar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário