Caso Eliane Novais: AL é outra vez vitrine de divergências dentro do PSB

A deputada Eliane Novais (PSB), que teve rejeitada sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza, continuou a protestar contra o que considera perseguição do governador Cid Gomes, presidente estadual do partido, e seus irmãos Ciro e Ivo. “O clã Ferreira Gomes é responsável por tudo isso. Fomos aliados e não podemos ser perseguidos desta forma”, disse Eliane, ontem, na Assembleia Legislativa.

Na segunda-feira, o diretório municipal do PSB anulou a ata que referendava a pré-candidatura da deputada. Foram 20 votos contra Eliane e 10 a favor. Para a deputada, tratou-se de uma “maioria circunstancial” sob influência do governador.

Mas o deputado José Sarto, correligionário dela, afirma que aqueles 20 votos foram de reação à “forma ditatorial como o partido vem sendo conduzido” em Fortaleza por Sérgio Novais, irmão da deputada. “Este movimento saiu de ex-companheiros de Vossa Excelência, como o ex-presidente Rogério Pinheiro”, disse Sarto a Eliane, olho no olho, na tribuna da Assembleia.

“Vossa Excelência está querendo enganar a população cearense dizendo que é um movimento dos Ferreira Gomes contra os Novais, quando, na verdade, é um movimento que emanou da ala histórica, que cansou de não ter democracia no PSB”.

Segundo Sarto, a ata brandida por Eliane como prova do reconhecimento partidário de sua pré-candidatura é, na verdade, uma mera lista de presença. “Uma lista de presença que está toda remendada para satisfazer o objetivo político de Vossa Excelência, tanto que foi considerada nula por dois terços do diretório”.

PRECOCIDADE DE ELIANE
O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, apontado por Ciro Gomes como opção do PSB para a sucessão de Luizianne Lins, afirma que Eliane causou insatisfação entre os pares por ter-se adiantado ao partido.

“O que vejo é um grupo majoritário do PSB, composto majoritariamente por membros da ala histórica, que compreende que há uma precocidade nas articulações de pré-candidatura. O que este grupo vem dizendo, e com que concordo integralmente, é que muito mais importante do que discutir nomes é discutir projetos do PSB para Fortaleza”.

A controvérsia não tem se limitado aos membros do PSB. Os deputados Roberto Mesquita (PV) e Perboyre Diógenes (PSL) entraram na história para expressar, respectivamente, solidariedade e repúdio a Eliane.

“A deputada descobriu que não é o governador que gira em torno do Ceará; é o Ceará que gira em torno do governador”, disse Mesquita. Já Perboyre afirma que “a deputada Eliane está sendo usada pela ex-cunhada dela, a prefeita Luizianne Lins, para conspirar, para atrapalhar. Ela não tem musculatura nem para ser pré-candidata pelo PSB”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário