Juazeiro do Norte sediará Congresso de História da Educação do Ceará

Estão abertas, até 13 de julho, as inscrições para o X Congresso de História da Educação do Ceará, que este ano será realizado de 25 a 28 de setembro, em Juazeiro do Norte, e terá como tema "Discursos, Ritos e Práticas: a Educação Popular, Cívica, Midiática e Religiosa na Perspectiva Comparada". O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em História e Memória da Educação no Cariri/Urca; Linha de Pesquisa em História da Educação Comparada/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC; Grupo de Pesquisa História e Memória Social da Educação e da Cultura Meduc/UVA e Grupo de Pesquisa Mídia, Política e Cultura/Mestrado em Comunicação Social da UFC.

O congresso será realizado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), reunindo pesquisadores de várias universidades. A abertura dos trabalhos ocorrerá na noite do dia 25 de setembro, às 19h, no Memorial Padre Cícero, com a conferência do Prof. Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes sobre o tema do congresso. Através do site do X Congresso de História da Educação do Ceará (www.urca.br/xche/) e do e-mail xchec2011@urca.br, os interessados em participar encontram informações mais detalhadas sobre a programação e inscrição no evento.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através das secretarias de Turismo e Romaria e de Educação, o Congresso integrará o calendário oficial das comemorações de 100 anos de fundação daquele município. As atividades serão realizadas no Memorial Padre Cícero e no Colégio Salesiano. Ao todo, são 28 palestras e cinco mesas-redondas.

Conforme a Profª Juraci Maia, integrante da Comissão Organizadora e professora da Faculdade de Educação da UFC, a cada ano o evento é realizado em uma cidade diferente, em função do seu valor histórico, e, em 2011, elegeu Juazeiro, por aquela cidade estar celebrando o centenário. Este ano ele se reveste de grande importância, por estar comemorando 10 anos de percurso do Projeto História da Educação no Ceará, que congrega pesquisadores da UFC, Urca e UVA.

Ao todo, o Congresso terá 12 eixos temáticos: biografias de professores e intelectuais da educação; instituições escolares e formação de professores; currículo, textos escolares e avaliação educacional; escola confessional e ação religiosa; mídia, política e cultura; educação, alimentação e saúde; ensino de história educacional; fontes na história educacional; formação profissional e ensino técnico/tecnológico; literatura, cultura e políticas públicas; oralidade, tradição e patrimônio artístico/cultural; migração e construções identitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário