Mesmo fora do governo, Lula lança plano agrícola


Foto: Agência Estado/LUCIO TAVORA
Em ritmo de campanha, ex-presidente criticou governos anteriores, que "governaram para um terço da população"
Em seu último evento em Salvador antes de partir para Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã de hoje, do lançamento do Plano Safra da Agricultura e Pecuária da Bahia 2011-2012, que prevê créditos de R$ 4,2 bilhões. No evento foi homenageado por integrantes de associações da agricultura familiar, discursou por 20 minutos, mas não fez comentários sobre a crise no governo Dilma Rousseff.

O ex-presidente, falando como se ainda integrasse o governo a cerca de mil pessoas - a maioria agricultores e sindicalistas -, focou seu discurso no aumento de oportunidades de empréstimos a pequenos agricultores e nos programas de distribuição de renda do governo federal. "Quanto mais dinheiro a gente fizer chegar à mão dos pequenos, mais vai crescer a economia brasileira, mais gente vai comprar os produtos de vocês", disse Lula. "Foram 39 milhões de pessoas que ascenderam de classe social", acrescentou.

Como nos tempos de presidente, Lula voltou a criticar os governos anteriores ao seu - "governavam para um terço da população" - e brincou com conceitos religiosos que atrelam a pouca riqueza material à riqueza espiritual. "Tem de acabar com essa bobagem que inventaram de que pobre vai ganhar o reino dos céus e de que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico ir para o céu", disse. "Porque para o rico o céu é aqui e o pobre também quer o céu agora, e vivo".

No momento mais inusitado do evento, Lula recebeu alguns produtos provenientes da agricultura familiar baiana e arrancou gargalhadas da plateia ao puxar uma garrafa de cachaça de uma das sacolas. O ex-presidente não chegou a ficar até o fim do evento, que teve um atraso de uma hora. Alegando ter de pegar o avião para Recife às 13 horas, o ex-presidente deixou o Gran Hotel Stella Maris antes de o governador Jaques Wagner (PT), que o acompanhou durante toda a visita à Bahia, iniciada ontem, discursar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário