AL começa ações do Planejamento Estratégico nesta segunda-feira

Linha



A Assembleia Legislativa do Ceará começa nesta segunda-feira (29/08), ações para elaboração do Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos. Para tanto, foi firmado convênio em julho com a Fundação Dom Cabral, classificada em 2011 como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, ranking elaborado pela Financial Times.

De acordo com Fabiana Gondim, coordenadora de implantação do Planejamento Estratégico da AL, o objetivo é modernizar a gestão da Casa com o desenvolvimento de uma ideologia com missão, negócio, princípios e valores, visão de futuro e marcos estratégicos. Também são metas do programa análises e definição dos objetivos estratégicos, indicadores de performance, metas e as principais iniciativas estratégicas que poderão orientar a gestão dessa e das próximas legislaturas.

“O primeiro momento será de alinhamento estratégico, composto por entrevistas, pesquisas e com a participação de vários públicos. O envolvimento de todos será fundamental durante todo o processo de desenvolvimento da Gestão Estratégica da Casa”, explica Fabiana Gondim.

Ela afirma que, com o Planejamento, a AL almeja proporcionar maior efetividade nas ações do Legislativo Estadual, o que irá gerar benefícios diretos e indiretos na vida dos cearenses, em todas as áreas da Casa, contribuindo positivamente para fomentar o desenvolvimento do Estado.

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30/08), a Fundação Dom Cabral vai realizar entrevistas com alguns gestores e deputados, e no dia 31 será realizado um Workshop com todo o conselho gestor da Casa.

GESTÃO DA QUALIDADE
A AL também iniciou um processo para certificação de setores estratégicos da Casa, com base na Norma ISO 9001/2008. Isso significa que a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade vai conferir ao Legislativo Estadual melhoria contínua e mais confiabilidade.

Nesta segunda (29), a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da AL, haverá uma reunião com o consultor Fernando Silva, da equipe da Consultoria Parlamentar, e a equipe da Diretoria Administrativa Financeira.

A Norma ISO 9000 designa as regras técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Para se chegar à certificação, o primeiro passo é criar um Sistema Interno de Gestão da Qualidade, que é o conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas para garantir a excelência de produtos e serviços gerados.

No caso específico da AL, o Sistema de Gestão da Qualidade a ser implantado vai contemplar, inicialmente, a área fim da Casa, ou seja, o Suporte ao Processo Legislativo que é o responsável em subsidiar os parlamentares das informações e apoio necessários para que eles tenham tranquilidade no desempenho de suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário