EUA desligam dois reatores nucleares após terremoto

Do UOL
Segundo a agência de notícias Associated Press, nenhum dano foi reportado nos reatores.As autoridades dos Estados Unidos desligaram dois reatores nucleares de uma usina na Virgínia, onde fica o epicentro do terremoto de magnitude 5,9 desta terça-feira.

A empresa Dominion Generation, que opera a usina nuclear de North Anna, no centro da Virgínia, disse que tenta contatar a equipe que trabalha no local, segundo a rede de TV CNN.

Os operadores da Bolsa de Nova York também sentiram o tremor, registrado às 13h51 (14h51 em Brasília). Segundo a CNN, 20 minutos depois, os operadores gritavam "continuem negociando" uns aos outros.

Editoria de Arte/Folhapress

O tremor causou danos significativos no prédio da Catedral Nacional, em Washington. Um porta-voz disse que três dos pináculos da torre central do prédio, o ponto mais alto de Washington, foram danificados.

Um porta-voz da polícia dos parques dos EUA, citado pela emissora, todos os monumentos e parques de Washington estão "estáveis, mas fechados".

TERREMOTO

O terremoto de magnitude 5,9 atingiu a região de Virgínia, aproximadamente às 13h51 (14h51 em Brasília). Partes do Pentágono, da Casa Branca e do Capitólio foram esvaziadas com o tremor, que foi sentido em uma grande área e afetou vários Estados americanos.

Até o momento, contudo, não há relatos de vítimas.

A CNN diz que o serviço de telefonia móvel foi interrompido em Nova York, onde partes de Manhattan também foram esvaziadas.

No Pentágono, houve temor de um ataque. "Quando o prédio começou a chacoalhar violentamente, centenas de pessoas começaram a correr", relata uma repórter da CNN que estava na sala de imprensa da sede da Defesa americana no momento do tremor.

As ruas de Washington, por sua vez, ficaram lotadas com milhares de pessoas assustadas com a intensidade do tremor --incomum na costa leste dos EUA.

O tremor, segundo o jornal "Washington Post", foi sentido por pouco mais de 30 segundos --o suficiente para acionar os alarmes anti-incêndio no distrito comercial. O jornal relata que os prédios da capital foram esvaziados, incluindo parte da Casa Branca.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou o tremor com profundidade de apenas 0,1 km --quanto menor a profundidade, maior a chance dos efeitos serem sentidos.

O USGS registra o epicentro do tremor a 6 km de Louisa e de Mineral, na Virgínia, e 134 km de Washington.

Segundo as agências de notícias, contudo, o tremor foi sentido ainda em Filadélfia, Nova York, Pensilvânia, Ohio e até o resort de Martha's Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa suas férias. Há ainda relatos de que foi sentido em Chapel Hill, na Carolina do Norte e até mais ao norte, em Rhode Island.

Nenhum comentário:

Postar um comentário