Sardinha deixa de ser isca na Caponga

Há quatro anos, a sardinha deixa de ser isca para atuar como protagonista do festival gastronômico realizado, na Praia da Caponga, em Cascavel, litoral leste do Estado. O evento, que já se consolidou no calendário turístico do Estado, conta com intensa programação cultural, gastronômica e ambiental. Em 2011, o Festival da Sardinha será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro.

A sardinha é um peixe encontrado facilmente no litoral de Cascavel, principalmente, entre os meses de junho e setembro. Neste período, famílias inteiras unem-se para receber os paquetes (pequenas embarcações utilizadas na pesca da sardinha) na volta do mar. Manter a tradição em torno do pescado, agregar valor a ele e divulgar a cultura local estão entre os objetivos da realização do Festival da Sardinha.

Concurso
gastronômico

A programação para os três dias do evento inclui, além da degustação de pratos feitos à base da sardinha, shows musicais, concurso gastronômico e uma regata de jangadas. Este ano, uma das estrelas das apresentações musicais é o cantor e compositor Dorgival Dantas.

Será feita a escolha do melhor prato feito à base de sardinha. O objetivo é escolher o prato que contemple, além do sabor, a apresentação, a criatividade e fidelidade ao tema proposto pelo evento. Participam do concurso veranistas, barraqueiros e alunos dos cursos de culinária à base de sardinha. No último dia, domingo, às 10 horas, será realizada a Regata Cultural, que vai reunir 25 jangadas à vela da praia da Caponga, que disputarão prêmios em dinheiro e troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário