Foi marcada para o próximo dia 8 de novembro a abertura das propostas para a licitação do ramal Parangaba-Mucuripe do Metrô de Fortaleza. A obra vai ligar o Mucuripe à Parangaba utilizando Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e é uma das realizações do Governo do Estado para a Copa de 2014. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens.
Pela proposta governamental o preço máximo que poderá ser proposto pelas empresas será de pouco mais de R$ 205 milhões. A licitação é do tipo menor preço, ou seja, vencerá a empresa ou consórcio que conseguir apresentar uma proposta capaz de realizar a obra com valor abaixo do proposto pelo governo e pelas empresas concorrentes.
O projeto do VLT Parangaba-Mucuripe está dentro das ações da Matriz de Responsabilidade assinada entre os Governos Municipal, Estadual e Federal para a Copa do Mundo de 2014. A malha viária de Fortaleza será o eixo com o maior número de itens que sofrerá intervenção. As obras no setor têm o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, oferecendo outras opções de transporte para os torcedores e visitantes e viabilizando a acessibilidade de algumas áreas da Capital cearense, entre outras.
Mais de 12km conectados
O Ramal Parangaba Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014. Será operado por seis VLTs e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros em Fortaleza, entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra tenha início no segundo semestre de 2012 e seja concluída em 2013. Uma vez concluído, o ramal deverá ser utilizado por 90 mil passageiros por dia.
A obra visa à remodelação do ramal ferroviário, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Mucuripe. Também estão previstas futuramente as estações de Serviluz e Praia Mansa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário