Contato

Desocupados americanos são presos em NY


Ao menos 75 manifestantes foram detidos durante uma marcha em protesto contra Wall Street que seguia em direção à sede da Bolsa de Nova York, no sul de Manhattan.
O número foi confirmado por uma fonte da polícia citada pelo site do jornal "New York Times", e ainda pode aumentar ao longo da tarde. A maioria das detenções ocorreram sob a acusação de conduta desordeira e resistência à prisão.
A grande marcha desta quinta-feira foi organizada pelos simpatizantes do movimento "Ocupe Wall Street" para comemorar dois meses desde o início dos protestos.
Os manifestantes partiram do parque Zuccotti, no coração financeiro de Wall Street. Eles pretendiam ocupar a Bolsa de Nova York, mas foram impedidos pela polícia e retornaram ao local de início dos protestos.
O parque Zuccotti foi o assentamento original do movimento que se estendeu para várias cidades dos Estados Unidos e do qual os manifestantes foram desalojados pela polícia na madrugada de terça-feira.
Gritando "Nós somos os 99%" , uma referência à afirmação de que o sistema político dos EUA beneficia só o 1% de mais ricos, e carregando cartazes onde se lia "Nós, o povo", os manifestantes lotaram uma rua a poucos quarteirões da bolsa de valores, parando o tráfego.
Os protestos fazem parte do programado "Dia de Ação", que prevê diversos atos por toda a cidade ao longo do dia. Ainda estão previstas a ocupação de 16 estações de metrô, uma passeata com instrumentos musicais pela ponte do Brooklyn e uma manifestação com líderes sindicais "em solidariedade aos trabalhadores que procuram emprego para reconstruir a economia e infraestrutura do país".
"O dia de hoje é para levar nossas ideias a todos os quarteirões, todas as ruas, todos os metrôs", disse outro porta-voz do movimento "Ocupe Wall Street", Bill Dobbs.
Segundo uma porta-voz do movimento, Senia Barragan, cerca de 1.500 manifestantes estão concentrados na região para participar do ato "contra o sistema financeiro e a favor de 99% da população".

Nenhum comentário:

Postar um comentário