Contato

Justiça paralisa obras de usina eólica em Flecheiras


O juiz da Comarca de Trairi, Nathanael Cônsoli, determinou a suspensão das obras da usina Central Eólica Trairi, no Distrito de Flecheiras. A decisão veio após ação do Ministério Público Estadual (MPE). No pedido, a Justiça suspende também a licença ambiental expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Embora as obras estejam dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), elas não atendem à legislação do Código Florestal. Porém, a Semace concedeu licença.
No laudo do MP, o empreendimento destruirá as dunas, o que acarretará um impacto negativo sobre a economia da região, além de danos irreparáveis à comunidade que perderia os atrativos naturais.
Agora, segundo o promotor de Justiça, Igor Pereira Pinheiro, uma reunião entre o Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace) e a Semace será realizada, para que haja uma adaptação do projeto do Parque Eólico, de forma a atender a comunidade e o empreendimento. O projeto, porém, visa instalação de 13 aerogeradores, cada um com capacidade de produzir 2,3 MW de energia; totalizando 30 MW.
 
 Penso eu - Se esse povo existisse em 1.500 o Brasil não teria sido descoberto. Alguém denunciaria: temuma canoas grandes aí fora cheias de homens falando uma lingua enrolada. Manda voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário