Contato

Primeira missa do dia 20 recebeu publico recorde

Roberto Bulhões                                                                                                                          
Foto: Analú

A primeira missa do Padre Cícero ou missa do dia 20, celebrada na manhã de hoje, na cidade de Juazeiro do Norte, recebe um público recorde. Além dos moradores de Juazeiro e de várias cidades do Cariri, romeiros que estão visitando o padre Cícero neste período do ano, marcaram presença na primeira missa de 2012. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano do Crato, D. Fernando Panico e concelebrado por vários padres do Cariri e de outros estados. O evento foi transmitido ao vivo para todo País e parte da América Latina através da TV Século 21 e TV Aparecida, emissora católicas sediadas em São Paulo, além da TV Verde Vale, emissora regional e a tvpadrercicero.com.br, pela internet juntamente com um pool de emissoras de rádio AM e FM.
A missa do dia 20 se realiza desde agosto de 1934, quando o Padre Cícero morreu em 20 de julho do mesmo ano. Seu corpo está sepultado dentro da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que é um lugar de veneração e oração de todos os romeiros que passam por Juazeiro do Norte. A missa do Padre Cícero, devido o volume de pessoas que mensalmente participa do evento, é realizada na praça do Socorro, em frente a capela onde o levita cearense foi sepultado. De ano para ano o número de participantes aumenta e, em março e julho o local fica pequeno para tanta gente.

TRADIÇÃO

Que chova ou faça sol, a missa do dia 20 é iniciada pontualmente às 6 horas e tem duração de uma hora, mantendo a tradição de longos anos. O evento religioso se tornou importante nos últimos anos quando a TV Diário começou a transmitir ao vivo para todo Brasil, obedecendo ao dia e horário que não muda. Com a saída da TV Diário do satélite da parabólica comum no inicio de 2009, a missa ficou dois meses fora do ar. Aproveitando-se do momento e das cobranças de quem tem parabólica pelo Brasil afora, surgiu um espertalhão prometendo colocar a missa no ar em três canais de TV, recebeu adiantamento pelo serviço e acabou dando um cano na prefeitura e na igreja. Irritado por ter sido enganado, o prefeito Manoel Santana achou por bem resolver o problema com a chamada “prata da casa” e desde março de 2009 que o evento é transmitido ao vivo sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário