Roberto Bulhões-Do pessoal do blog no Cariri
A senadora Alacoque Bezerra comemorou no dia de ontem, 91 anos de idade e recebeu muitas homenagens de políticos, amigos e familiares. A TV Verde Vale através do programa A Tarde é Nossa, comandada por Marleide Duarte, destinou todo programa para homenagear a “Madrinha do Juazeiro”, como é carinhosamente chamada. Toda homenagem a Alacoque que contou com muitos depoimentos de quem conhece bem a senadora, foi coordenado pela empresária Luiziane Alencar, que detém a maior admiração pela família Bezerra e tem um carinho muito especial a D. Alacoque.
O programa retratou toda trajetória de vida de Alacoque Bezerra, desde sua luta ao lado dos irmãos, até sua consagração como educadora por longos anos e a primeira senadora do Brasil, representando o estado do Ceará. Filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra de Menezes, a primogênita de 7 irmãos, Leandro Bezerra, Adauto e Humberto Bezerra, Neide, Orlando e Ivan Bezerra, Alacoque foi aquela que sempre esteve na sua terra. Casou-se com José Maria de Figueiredo, com quem teve três filhos: Amélia Maria, Ivanhoé e Magda, sendo avó de 4 netos e 5 bisnetos.
No cenário político também ganhou destaque: Alacoque Bezerra foi a primeira mulher cearense a ocupar uma cadeira no Senado da República, exercendo mandato de 18/10/1989 a 15/02/1990. Assumiu na vaga do Senador José Afonso Sancho, do qual era suplente quando eleita no pleito de 15 de novembro de 1982, pela legenda do PDS. Reforçou sua luta pela educação, tendo apresentado projetos para regulamentação do piso salarial para o magistério e defendendo a qualificação da merenda escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário