Mais um petista cearense foi preterido pelo partido em razão da candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. O deputado José Guimarães perdeu o posto de líder do PT na Câmara para Jilmar Tatto (SP), que faz parte do grupo político do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS).
Tatto era um dos pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Abriu mão do projeto após receber a promessa que ficaria com a liderança. O candidato petista na cidade, por escolha do ex-presidente Lula, será Fernando Haddad.
A vitória de Tatto representa mais uma derrota para o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ele defendia que a liderança ficasse com Guimarães. Pelo acordo fechado ontem, o cearense deve ficar com a liderança em 2013. Pesou também contra Guimarães o fato de seu assessor ter sido pego com dinheiro na cueca, quando tentava embarcar em um aeroporto. Guimarães negou que isso tenha influenciado na escolha.
Lula teve que ser acionado, por telefone, para participar das negociações. O temor era de que mais um racha ficasse público no PT em ano eleitoral. No início do mês, o PT concordou em deixar Marta Suplicy (SP) na vice-presidência do Senado, cadeira que ela deveria ceder agora para José Pimentel, por acordo firmado no começo do ano passado.
Na época, Marta concordou com o trato por acreditar que seria candidata à Prefeitura de São Paulo. O PT deixou que ela continuasse na vice-presidência como garantia de seu engajamento na campanha de Fernando Haddad. O impasse entre Marta e Pimentel foi solucionado com a intervenção de Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário