Licitação do Terminal encerra esta semana


O ministro Leônidas Cristino, titular da Secretaria Nacional de Portos, vem a Fortaleza na próxima semana para fazer o anúncio do término da licitação do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe que ficará concluída nesta semana. A informação é do presidente da Companhia Docas do Estado do Ceará, engenheiro Paulo André Holanda.

O Terminal, adiantou Holanda, vai ter um custo de R$ 130 milhões, que serão somados aos R$ 20 milhões destinados à aquisição de equipamentos. Em Brasília, atendendo convocação do ministro Leônidas Cristino, o presidente das Docas foi participar de reunião para continuar a discussão do projeto Porto sem Papel que vai ser instalado no Porto do Mucuripe.
O projeto, seguindo ele, significa a desburocratização das papeladas, porque todo e qualquer serviço no Porto, a começar por cargas, será realizado através de sistemas informatizados, que vão ser coordenados pelo Serpro. Nesse sistema, estarão ligados todos os órgãos intervenientes para que as operação sejam feitas quase que simultaneamente e no próprio ambiente do Porto.
Vantagens
“Com a implantação do projeto Porto sem Papel, no Porto do Mucuripe, vai ser possível desembaraçar muito as cargas que chegam e que saem de Fortaleza por via marítima”, reconhece. Com isso, segundo ele, um navio ancorado no Porto demora menos tempo, vai baratear o frete, além de outras vantagens. Informa que o material já está comprado e o que falta é o treinamento de pessoal.

Paulo André esteve em Tampa, nos Estados Unidos, onde participou de encontro internacional com a presença de representantes de mais de trinta portos da América Latina. Na oportunidade, ele fez uma palestra quando apresentou as potencialidades do Porto do Mucuripe. “Esse encontro foi muito importante para os presentes, porque conhecemos a expansão do Canal do Panamá e a influência dele nos portos brasileiros”, reconheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário