Deputado acusa fraude em licitação da AMC


O deputado Carlomano Marques (PMDB) denuncia, na tribuna da Assembleia, fraude na licitação da Autarquia Municipal de Trânsito, no valor de R$ 138 milhões


 “É charlatanismo, conluio, é um acerto entre partes interessadas em saquear o tesouro municipal”. Assim, o deputado Carlomano Marques (PMDB) qualificou a licitação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), no valor de 138 milhões de reais, que, segundo ele, está explicitamente direcionada à empresa Citeluz.

“Esta licitação é escandalosa, é de um descaramento que agride acintosamente a inteligência de qualquer cidadão medianamente informado”, disse Carlomano, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa. E o responsável pelo “conluio”, conforme o deputado, é Fernando Bezerra, presidente da AMC.
Bezerra foi indicado para a gestão Luizianne Lins pelo presidente estadual do PMDB, senador Eunício Oliveira. Carlomano informou no discurso, porém, que falava com a autorização de Eunício e do vice-presidente estadual do partido, Gaudêncio Lucena, e que Fernando Bezerra não mais representa a legenda:
“O senhor Fernando Bezerra não tem nenhuma relação com o PMDB. Não é filiado, não é militante, e o PMDB não se responsabiliza por seus atos. Esta licitação está apodrecida pela falta de caráter de um administrador que não respeita a população”.
LICITAÇÃO SUSPENSA
Por determinação do juiz Carlos Augusto Gomes Correia, da 7ª Vara da Fazenda Pública, a licitação está suspensa. O juiz atendeu ao requerimento do promotor de Justiça Ricardo Rocha, do Ministério Público estadual.
O certame já havia sido suspenso por decisão do auditor Fernando Uchôa, do Tribunal de Contas dos Municípios, por suspeita de favorecimento à Citeluz, empresa que cuida da iluminação pública de Fortaleza desde a época de Juraci Magalhães. Para que a licitação continuasse, o Tribunal mandou a AMC modificar o edital de modo a permitir que outras empresas concorressem em igualdade de condições.

Discordando da decisão de prosseguir a licitação, o conselheiro Pedro Ângelo apresentou voto em separado, que serviu de base para a Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público.

Embora pense que o caso “compromete muito a administração do PT”, Carlomano isentou Luizianne Lins de culpa: “Ressalto que minha fala é mais de aviso, para trazer luz a essa fraude anunciada. Tenho certeza absoluta de que a Prefeita não conhece os pormenores disso. Quem montou isso foi o senhor Fernando Bezerra”.

PMDB REAGINDO AO PT
O ataque de Carlomano foi precedido por mais uma defesa de candidatura do PMDB em Fortaleza e por críticas ao que chamou de gula petista.

“Mando um abraço ao deputado federal Danilo Forte, que não está aceitando que o PMDB no Congresso seja escravizado, diminuído, marginalizado”, disse ele em referência ao manifesto subscrito por mais de 50 federais do PMDB, entre eles, o cearense Danilo, que afirmam que o partido está sendo “jogado para escanteio” pelo governo Dilma Rousseff.
Acrescentou Carlomano: “Esse movimento tem um motivo: a gula do PT, que de uma hora para outra resolveu se imiscuir em candidaturas do PMDB, como é o caso do deputado Gabriel Chalita em São Paulo. Sabemos haver uma manobra de bastidores para impedir sua candidatura. Não só a do Chalita como a do Celso Russomano [PRB]”.

“O projeto do PT não é democrático: é um projeto hegemônico. Ou você reage a essa sanha dominadora, ou então vamos todos virar vassalos. É preciso reagir, e o PMDB está reagindo”, completou o deputado.
ELEIÇÃO À VISTA
“As eleições estão se aproximando. Acho preconceituoso o discurso de que as Casas Legislativas não podem discutir eleição. O problema é quando essa se torna a pauta única”, respondeu o deputado petista Antonio Carlos. “No momento em que há esse movimento do PMDB no Congresso, coincidentemente esse assunto vem à pauta aqui na Assembleia”.

O petista disse que a licitação da AMC está limpa e defendeu o presidente do órgão. “Esse processo é lícito. O Tribunal de Contas dos Municípios mandou modificar; foi modificado. Um membro do Ministério Público, intempestivamente, veio requentar a matéria. O Fernando Bezerra tem 40 anos de vida pública ilibada”.

VALIM TAMBÉM BATE
Tal qual Carlomano, o vereador Vitor Valim (PMDB) anunciou, ontem, que Bezerra não é mais considerado um homem do partido na Prefeitura. Segundo Valim, Bezerra teria confidenciado a outros peemedebistas que segue orientações do articulador político de Luizianne. “O presidente da AMC não segue mais o partido, mas Waldemir Catanho”.
O vereador elogiou a suspensão do certame: “Espero que esta liminar consiga de vez proibir a licitação, que desde o início já apresentou irregularidades”.
Bezerra deverá consultar pmdb
A assessoria de comunicação da AMC informou a O Estado que o presidente da Autarquia não vai se pronunciar sobre as declarações de Carlomano Marques e Vitor Valim. A assessoria diz que Bezerra prefere, antes, consultar a direção do PMDB a fim de não tomar nenhuma decisão precipitada ou que venha a gerar algum mal entendido.

Penso eu - Pelo visto essa briga deles contra eles vai gerar uma série de informações que o povo quer saber. COmo por exemplo para onde está indo o dinheiro arrecado pela AMC em sua industria de multas. E mais: Pra que serve esse grupo de avatar pelas ruas de Fortaleza, além de esconder atrás de poste pra multar incauto. Isso todo mundo quer saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário